O novo presidente do Conseagri listou como importantes desafios a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro, as questões das terras para estrangeiros, a condução dos problemas da aftosa no Brasil e a sistematização da cadeia da carne, a busca de soluções para o endividamento agrícola, a implantação do Suasa (o SUS da agropecuária) em todo o País, além das questões relacionadas às barreiras sanitárias, aos subsídios agrícolas mundiais, câmbio, leis trabalhistas entre outras.
Continuar defendendo os interesses do setor agropecuário dos estados foi também um dos compromissos citados pelo novo presidente. Ao ser empossado, ele declarou que é uma honra assumir a presidência desse importante Conselho, um fórum privilegiado que congrega 27 secretários de Agricultura. Sales afirmou que será um desafio substituir a ex-presidente Tereza Cristina, que fez uma gestão maravilhosa. Mesmo com os afazeres do dia-a-dia, buscaremos, juntos, discutir as soluções para os problemas inerentes à agropecuária nacional, afirmou. O Conseagri foi criado com a missão de ser um ambiente de integração entre os estados e o governo federal.
Para a secretaria de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que deixou a presidência da entidade depois de dois anos de mandato, com a eleição de Eduardo Salles o Conselho se fortalece e fica mais unido. Ele é secretário da Bahia, um Estado com produção muito diversificada. Ele tem vivência e experiência com o associativismo e com certeza vai contribuir muito.