Política

PREFEITO DE SALVADOR E PRESIDENTE DA CMS LAMENTAM MORTE DE FRANCISCO

Vice prefeita Ana Paula e deputado Leo Prates tb emitiram notas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/04/2025 às 12:22
Papa em 2013 quando assumiu
Foto:
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou nesta segunda-feira (21) o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, segundo informou o Vaticano. O pontífice, que foi o primeiro Papa latino-americano, vinha enfrentando problemas respiratórios desde o começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.

“Recebo com profundo pesar e tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder maior da Igreja Católica e referência mundial de fé, humildade e compromisso com os mais pobres. Sua trajetória foi marcada por uma atuação firme em defesa da paz, da justiça social e da dignidade humana”, disse o prefeito. 

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936, em uma família de origem italiana. Foi escolhido papa em 2013, depois da renúncia do papa emérito Bento XVI. Antes, havia sido arcebispo de Buenos Aires e foi ordenado como cardeal pelo papa João Paulo II em 2001. 

“O Papa Francisco deixa um legado que transcende as fronteiras da religião. Com simplicidade, coragem e palavras sempre guiadas pelo amor, ele tocou os corações de milhões ao redor do mundo, pregando a solidariedade, o cuidado com o próximo e o respeito às diferenças. Foi um defensor incansável do meio ambiente e da inclusão social, sempre atento às dores da humanidade. Que sua luz continue a guiar caminhos de fraternidade e compaixão”, enfatizou o prefeito.

PRESIDENTE DA CMS
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco”, diz Carlos Muniz

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. Ele, que foi o primeiro papa latino-americano, faleceu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma.

“O mundo se despede de um homem extraordinário, que dedicou sua vida à fé, à paz e à dignidade humana. O Papa Francisco foi símbolo de humildade, simplicidade e coragem. Ensinou-nos, com palavras e atitudes, que o verdadeiro poder está no serviço e que não há caminho mais nobre do que o do amor ao próximo”, frisou.

O parlamentar afirmou que “como cristão e como cidadão de uma cidade marcada pela espiritualidade e diversidade religiosa como Salvador, uno-me a milhões de corações enlutados pela perda deste líder que tocou o mundo com sua compaixão, lucidez e exemplo de vida. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia, e que seu legado continue a inspirar gerações”.

LEO PRATES

O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) expressou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, maior autoridade da Igreja Católica, ocorrida nesta segunda-feira (21). Em declaração consternada, o parlamentar destacou a importância do pontífice para a Igreja e para o mundo, ressaltando sua postura humanitária e o impacto duradouro de sua liderança.

“Com muita tristeza recebemos a notícia da morte do Papa Francisco. Um líder diferenciado, que marcou a história com seu exemplo de simplicidade, amor e compromisso com os que mais precisam. Seu legado será eterno. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia”, declarou Prates.

VICE-PREFEITA ANA PAULA

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Ana Paula Matos, manifestou pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira. Em nota, ela destacou a relevância de sua liderança e o legado deixado ao mundo por meio do amor, humildade e da defesa incansável dos mais vulneráveis.

“Com muito respeito e carinho, lamento profundamente a partida do Papa Francisco. Sua vida foi marcada pela escolha constante de amar, acolher e servir. Mais do que palavras, suas atitudes em defesa dos pobres e vulneráveis pavimentaram e iluminaram o caminho que o leva ao encontro do Pai celestial. Sejamos todos Francisco pela simplicidade. Siga em paz, querido Papa!”, afirmou Ana Paula.


Para a vice-prefeita, o exemplo do Papa Francisco inspira uma liderança baseada na escuta, no acolhimento e no compromisso com a justiça social. “Francisco nos ensinou que liderar é servir, e que o verdadeiro poder está na compaixão e na coragem de defender os que mais precisam”, concluiu.