Política

JERÔNIMO É CONSENSO À REELEIÇÃO MAS CHAPA PURO SANGUE CONTEM DÚVIDAS

Rui diz que Lula decidirá no inicio do próximo ano se ele será candidato ao Senado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/07/2025 às 19:14
Senador Jaques Wagner sobe com a eleição de Tássio Brito
Foto: Alessandro Dantas
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em nota enviada à imprensa hoje pela manhã o presidente do PT no Estado, Éden Valadares, destacou que a eleição da Tássio Brito para novo presidente do partido na Bahia foi uma vitória do senador Jaques Wagner e da renovação. O release não cita nem o governador Jerônimo Rodrigues; nem o ministro Rui Costa. Já no release da noite a Direção Partidária defende a reeleição de Jerônimo Rodrigues.

  2. Destaca o seguinte: " Abertamente apoiada pelo senador Jaques Wagner, a eleição de Tassio representa uma vitória da ideia de renovação do PT, tese defendida desde 2019 com a chegada de Éden Valadares à presidência da legend".

  3. Há algum tempo Wagner vem pregando a renovação no PT com o ingresso de jovens, embora as ideias e programas deste partido continuem estáticas. Esse movimento do senador, nos bastidores do petismo sinaliza que a possibilidade de um chapa majoritária "puro sangue", em 2026, é real. Porém, agora aumenta a dúvida se o cabeça da chapa será o governador Jerônimo Rodrigues. 

  4. No Roda Viva, da TV Cultura, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), formalizou sua decisão de não disputar a eleição para o governo da Bahia em 2026. Durante entrevista ao programa, o ex-governador afirmou que o momento em sua carreira política está dedicado à articulação em defesa do projeto do Partido dos Trabalhadores, reforçando o seu apoio à reeleição de Jerônimo Rodrigues.

  5. “Eu não serei candidato a governador. O candidato a governador é Jerônimo Rodrigues. Isso eu posso afirmar hoje”, disse Rui. Sobre a possibilidade de ser candidato ao Senado, o ministro disse que qualquer decisão neste aspecto só será tomada ano que vem e com o aval do presidente Lula.

  6. Segundo Rui Costa, qualquer decisão sobre sua eventual candidatura será tomada apenas após conversa direta com o presidente Lula, que deverá acontecer entre janeiro e fevereiro de 2026. “Eu tive uma conversa prévia com o presidente. Em janeiro e fevereiro do ano que vem, eu vou sentar com ele e conversar sobre qual é a melhor estratégia que devo seguir. Lá faremos uma avaliação”, disse.

  7. Esse é o quadro. O senador Wagner, do ponto de vista da militância cresceu com as eleições de Tássio Brito e Ana Carolina (presidente do diretório em Salvador) e os wagneristas estão eufóricos. Ainda não se sabe, portanto, se esse agrupamento vai querer a cabeça da chapa ou se apoiará Jerônimo. Por Éden, já exposto seria Wagner desde a eleição passada. 

  8. Agora é esperar para verificar o andamento dessa carruagem entendendo-se, também que todo o processo na Bahia (e noutros estados) passa pelo crivo de Lula. Wagner é mais amigo de Lula do que Jerônimo; mas, Jerônimo é mais renovação do que Wagner. Então, se Wagner defende a renovação (em tese) não pode querer o lugar de Jerônimo na chapa.

  9. Vejaa, agora, o que diz o PT em nota do Diretório Estadual, hoje à noite. Na nota, o PT/BA defende à reeleição de Jrônimo: - O processo de renovação da direção do Partido dos Trabalhadores Bahia, iniciado em 2019 com a vitória do atual presidente da legenda no estado, Éden Valadares, se confirmou como protagonista mais uma vez com a eleição de Tassio Brito para a direção estadual, anunciada nesta segunda-feira (07), e se ampliou, chegando a outras cidades baianas com a vitória de novos e qualificados quadros, afirmou o presidente Éden Valadares.

  10.  A declaração foi feita pelo dirigente, em entrevista à TV Band, sobre Processo de Eleição Direta (PED), o maior de toda a história do partido, com um recorde de quase 40 mil filiados que foram às urnas em mais de 380 municípios. “A renovação é a grande vencedora das eleições e chega a mais municípios“, disse.

    11. “O metrô da renovação do PT na Bahia já partiu da estação desde 2019, agora em 2025 ele segue adiante porque trem não dá ré“, afirmou Éden, ao destacar que ao eleger Tássio com ampla maioria dos votos, atingindo mais de 73%, os filiados do PT apoiam claramente a oxigenação do partido. 

  12. “Vale, no final, a opinião da militância. A palavra final não é minha, a palavra final é da militância do PT que se expressou nas urnas. Pra mim, a renovação foi a grande vitoriosa desse PED“, reiterou.

   13. Éden citou como exemplo de vitória da renovação as vitórias de novos nomes da sua geração nas cidades de Salvador e em diversos outros municípios. “Foi a renovação não só porque elegeu Tássio, não, não só porque fiz o sucessor, mas porque a presidente do PT de Salvador é Ana Carolina, que é dessa geração, é da renovação. A presidente do PT de Feira é Adriana; a presidente do PT de Vitória da Conquista, Viviane; de Ilhéus, Camille; Teixeira de Freitas, Rafael; Paulo Afonso, Renata; e Juazeiro, Vinícius. 

  14. Uma galera que chega às presidências dos PTs municipais, de cidades importantíssimas da Bahia, como em Camaçari, que elegeu Caíque, dentre outras. Estou falando aqui de gente nova, renovada, oxigenada, com bastante conteúdo na cabeça e disposição pra lutar“, destacou.

   15. Para os mandatos dos novos presidentes nos próximos quatro anos, o atual dirigente afirmou que os principais desafios são nas dimensões partidária e eleitoral, como organizar e aprofundar ainda mais o diálogo dos diretórios com a militância e a base, reeleger o governador Jerônimo e o presidente Lula, além de ampliar as bancadas de parlamentares, em 2026, e eleger mais prefeitos em 2028.

  16.  “Estreitando relação com a classe trabalhadora, estreitando relação com os movimentos sociais e abrindo o PT para as novas formas de organização e de militância. Antigamente era só o PT e o movimento sindical, não é? Hoje nós temos gente organizada na luta das mulheres, da cidadania LGBT, temos gente virtualmente organizada militando, a turma da cultura, dos territórios, que está nas periferias, está nas comunidades“, disse Éden.