Política

PRESIDENTE ALBA ADOTA A PALAVRA DE ORDEM AVANÇAR NO SEGUNDO SEMESTRE

NETO diz que vai enfrente Jerônimo pela primeira vez pois na eleição passada disputou contra Lula; e agora JR é vidraça
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/07/2025 às 19:13
Ivana Bastos
Foto: Vaner Casaes
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.  Quando a presidente Ivana Bastos abrir os trabalhos do segundo período do ano legislativo de 2025, na próxima terça-feira (5.08), parlamentares, servidores, imprensa e o público em geral terão uma Assembleia Legislativa renovada em vários setores. “Nosso objetivo é assegurar melhorias estruturais, para que possamos, cada vez mais, potencializar os serviços e avançar. 

  2. Avançar é a nossa palavra-chave, após os números positivos do primeiro semestre, para melhor atender aos baianos e baianas”, afirmou Ivana, primeira mulher a comandar a ALBA nos seus 190 anos de história.

  3.  “No primeiro semestre tivemos um total de 103 matérias aprovadas, distribuídos em 16 projetos de lei do Executivo; 50 projetos de lei dos deputados e deputadas; 29 projetos de resolução de parlamentares e da Mesa Diretora; quatro requerimentos de urgência; três projetos de lei do Poder Judiciário; e um do Ministério Público. 

  4. Tivemos, ainda, dez sessões de votação e 17 audiências públicas nas Comissões, além de mais de 40 sessões ordinárias”, destacou Ivana, garantindo que a ideia é ir mais além do já realizado, impulsionando o funcionamento das Comissões Temáticas e votando mais projetos de parlamentares, por exemplo.

   5. As reformas, além de ampliar a infraestrutura e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários dos serviços do Parlamento estadual, geraram empregos para os cerca de 30 operários das empresas terceirizadas que trabalharam nas obras. Os serviços de melhorias foram executados durante o recesso parlamentar de julho, com acompanhamento direto da presidente Ivana. 

   6. “Aliadas às obras, que também terão como resultado a racionalização de gastos, no recesso adotamos medidas de economia que garantiram uma redução de aproximadamente 40% no consumo de energia e 30% no uso de água, dentre outros custos”, disse a presidente. Para ela, o trabalho deve ser acompanhado do cuidado com as pessoas e com o patrimônio público, coisa que, acredita, é mais presente quando entra em cena o olhar diferenciado que a mulher tem em uma gestão, seja em casa, em uma empresa ou na esfera pública. 

   7. Foram feitas intervenções do plenário, salão nobre, salas das comissões, auditório Jornalista Jorge Calmon e outras dependências. A acústica do auditório e do plenário recebeu melhorias, com a instalação de novos carpetes e de painéis ripados. 

   8. Com relação a acessibilidade, as rampas foram equipadas com anteparos antiderrapante, impactando positivamente as pessoas com deficiências. Em todos esses locais está sendo implementado um novo projeto de iluminação, proporcionando mais conforto visual para os deputados, servidores e visitantes, bem como uma melhor iluminação para as filmagens da TV ALBA. 

                                                                                ***
  9. Preocupada com a situação da Igreja de São Francisco, interditada desde o trágico acidente que vitimou uma turista, no início do ano, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) visitou, na manhã desta quarta-feira (30), o Convento do São Francisco, acompanhada do frei Lorrane. Vigário da instituição, ele disse que a reforma está na dependência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN), devido ao tombamento.

   10. Ela ficou surpresa com o dinamismo das ações sociais da Ordem dos Franciscanos, que está reformando uma área do convento para atendimento digno a pessoas em situação de rua, com banheiros e refeitório. Além disso, possui uma pequena fábrica de sandálias para distribuição a esse público alvo.

   11. "O conjunto arquitetônico do convento é realmente um patrimônio cultural e histórico grandioso que precisa ser preservado. Em 2027 completará 460 anos anos, prestando um valoroso e solidário serviço à população mais vulnerável ", enfatizou Aladilce.

  12.  O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, Éden Valadares, rebateu nesta quinta-feira, 31, as declarações do candidato derrotado ao Governo do Estado, ACM Neto, sobre a disputa às eleições no estado. O presidente do PT afirmou que o ex-prefeito de Salvador falta com a verdade ao afirmar que disputará a eleição ao Governo da Bahia pela primeira vez com o governador Jerônimo Rodrigues e disse que o seu desejo de ser eleito não passa de um “projeto pessoal de poder“.

   13. “Zero novidade no que ACM Neto falou. O que ele quer é ser governador da Bahia e, ao contrário dessa conversa de que não quer ser governador por vaidade própria, todos nós sabemos que seu projeto é de poder pessoal. 

  14. Na verdade, na eleição passada ele já se sentiu governador, achou que estava com a eleição ganha, chegou a dizer na televisão que se preparou a vida inteira para ser governador, como se ser governador da Bahia fosse uma herança que ele vai receber, como se a Bahia fosse uma terra que ele fosse receber de herança.  ACM Neto fala como se o povo da Bahia devesse a ele ser governador“, disse Éden.

   15. Para ser governador, é preciso muito trabalho, conhecer o estado e ter disposição para dialogar com a população, acrescentou o presidente do PT Bahia. “É precisa gostar do nosso povo e, sobretudo, precisa ter programa, proposta, grupo político, precisa ter uma agenda para o desenvolvimento das pessoas e do território do nosso estado da Bahia“, ao destacar que ACM Neto mente ao dizer que disputará a eleição contra o governador Jerônimo Rodrigues pela primeira vez. “Ele disputou em 2022 e perdeu a eleição para Jerônimo. Todo mundo está vendo a dor de cotovelo do ex-prefeito de Salvador, afinal, são três anos sem conseguir digerir direito a derrota“.

   16. Éden também rebateu as críticas de ACM Neto sobre a eventual possibilidade de uma chapa formada pelo governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa. 

   17. “O ex-prefeito diz que estamos nos sentindo à vontade para colocar três candidatos do PT e que prefere disputar contra Jerônimo, Wagner e Rui porque será fácil. Aí depois diz que é a primeira vez que vai disputar com Jerônimo. Então ACM Neto precisa decidir: ele vai perder só para Jerônimo ou vai perder para os três governadores, vai perder para o trio do PT, o trio da vitória e do trabalho?“, questionou o dirigente do PT Bahia.

  18, O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, voltou a criticar o grupo político que governa a Bahia há quase duas décadas. Em entrevista à Rádio Metrópole nesta quinta-feira (31), Neto afirmou que o PT se acomodou no poder e se comporta como “dono do pedaço” após 20 anos à frente do governo estadual.

   19. “Depois de 20 anos, os caras se acomodam, já se acham meio que dono do pedaço, tanto que ficam nessa especulação de chapa puro sangue”, afirmou, ao defender que a Bahia precisa de uma alternância de poder para respirar novos ares.

  20. Durante a conversa com o radialista Mário Kertész, ACM Neto reafirmou o desejo de disputar novamente o governo do estado em 2026, enfrentando diretamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tentará a reeleição.

  21. “Em 2026, a eleição será disputada por Jerônimo Rodrigues, a primeira que nós vamos disputar contra ele mesmo. E aí é óbvio que serão cobrados de Jerônimo Rodrigues todos os problemas vividos pela Bahia no momento atual, especialmente os graves problemas do seu governo”, disse.

  22. O ex-prefeito destacou que o desejo de se candidatar novamente não está ligado a vaidade pessoal, mas sim a um senso de responsabilidade com o povo baiano.

  23. “Eu sempre tive esse sonho de governar a Bahia, de dar minha contribuição ao meu estado, mas o que me move nesse momento não é nada pessoal, não é uma questão de vaidade […]. Hoje eu sinto que existe uma responsabilidade com os baianos. Essa necessidade de começar uma nova história depois de 20 anos, ela é importantíssima, ela é saudável para a Bahia.”

  24. Por fim, Neto ironizou a ausência de resultados da atual gestão e disse acreditar que pode fazer um governo melhor que o de Jerônimo. “Gente, não é possível. Eu fico me perguntando assim: poxa, será que não tem ninguém nesse estado que possa trabalhar melhor no governo que Jerônimo Rodrigues? E aí quando eu penso dessa forma, eu digo: porra, eu acho que eu posso fazer muito melhor do que ele está fazendo.”

  25. E completou: “Eu não vou esconder de você: eu quero ser candidato a governador.”