Política

LULA FAZ GESTO DE APOIO A MORAES EM JANTAR COM MINISTROS DO STF E PGR

Aconteceu ontem à noite em palácio
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/08/2025 às 11:52
Lula com Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Gonet
Foto: Marcelo Camargo Ag Brasil
  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta quinta-feira, 31, seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Palácio da Alvorada, para um jantar.

O encontro acontece um dia depois da decisão do governo americano de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, por meio da lei Magnitsky. Moraes era um dos convidados.

De acordo com a Agência Brasil, além deles, estiveram presentes no jantar o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin. Todos os 11 ministros do STF haviam sido convidados. Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) também participaram do jantar.

A expectativa nesta quinta era que, durante o encontro, Lula apresentasse a estratégia de reação do governo brasileiro à medida. Na quarta-feira, 30, dia das sanções a Moraes e também do tarifaço dos Estados Unidos sobre o Brasil, Lula já havia se encontrado com Barroso, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.

 O encontro é um gesto de apoio ao ministro Alexandre de Moraes um dia após sua inclusão nas sanções da da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos na quarta-feira (30).

Logo depois do anúncio, o petista conversou com Moraes por telefone e se reuniu com o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e com os ministros Cristiano Zanin e Gilmar Mendes. O jantar foi acertado durante essa reunião, que ocorreu sem Moraes.

O ministro estava em São Paulo, onde acompanhou o jogo entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Lula convidou todos os ministros do Supremo para a conversa desta noite, que tem caráter “informal”. O presidente da Corte foi o responsável por avisar aos colegas.

Particparam do encontro no Alvorada: Moraes, Barroso, Gilmar, Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, segundo apuração da GloboNews. Os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux não compareceram.