Encontro aconteceu no Sindicato dos Bancários
MB , da redação em Salvador |
09/08/2025 às 19:46
PleEncontro aconteceu no Sindicato dos Bancáriosnária de balanço do mandato
Foto: Uise Epitácio
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) reuniu apoiadores, na noite de sexta-feira (8), para um balanço do primeiro semestre do mandato, uma prestação de contas aos eleitores. Em sua quinta legislatura, depois de quatro anos fora do parlamento, ela foi aplaudida pelo público que lotava o auditório do Ginásio do Sindicato dos Bancários, por ter se destacado na liderança do ranking de produtividade legislativa, com 83 proposições (projetos de lei, de resolução e de indicação, moções e requerimentos).
No balanço ela apresentou as principais ações divididas em eixos temáticos, incluindo saúde, direitos das mulheres, educação inclusiva e de qualidade, meio ambiente e fortalecimento dos movimentos sociais. Líder da bancada da oposição, Aladilce chamou atenção para o enfrentamento à gestão: “Estamos, como sempre, em minoria, somos 10 contra 33. E os projetos que o Executivo apresenta na Câmara são sempre para beneficiar quem já tem muito, a especulação imobiliária, que quer transformar essa cidade num paredão de concreto, como já está acontecendo. Então, nossa bancada tem resistido, tentado reduzir a pobreza, já que somos a capital com o maior número de desempregados do país”.
Aladilce traçou um panorama da política nacional, citando a “chantagem” que o governo Lula vem enfrentando por parte do presidente norte-americano Donald Trump, em prejuízo da economia nacional, com o apoio escancarado dos seguidores do “inominável”, como ela se refere ao ex-presidente Bolsonaro. Os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, ambos do PCdoB, ajudaram a definir a gravidade da “quebra de braço” que vivenciam na Câmara Federal com a extrema direita.
E classificaram o mandato de Aladilce como indispensável para Salvador. A deputada brincou referindo-se à luta pelo respeito aos pisos salariais de categorias como as da educação e da enfermagem, uma característica dos mandatos populares: "Somos conhecidas como as rainhas da pisadinha, eu lá e ela aqui. É um mandato que nos orgulha e nos emociona”.
*Multilutas*
Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, definiu o mandato de Aladilce como “uma voz capaz de abarcar todos as lutas de salvador, das mulheres, dos negros, dos movimentos ambientais”. Superintendente da Economia Solidária da Secretaria Estadual do Trabalho, Wenceslau Júnior, também destacou a abrangência da atuação da “vereadora multilutas”, frisando que na atual legislatura ela incorporou também a economia solidária como prioridade.
A área da saúde, uma marca dos cinco mandatos de Aladilce, foi representada pela presidente do Sindsaúde-Ba, Ivanilda Brito, e pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos. Eles ressaltaram a falta que a militância da saúde sentiu nos quatro anos em que esteve fora da Câmara. “Ela não é mais a vereadora da saúde, ela voltou ainda mais empoderada, em defesa da democracia participativa”, observou Ivanilda.
Participaram da mesa da plenária, ainda, os presidentes estadual e municipal do PCdoB, Geraldo Galindo e Jurandir Santana. A secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Daniele Costa; e o coordenador da APLB/Sindicato, Rui Oliveira. A cantora e atriz Duda Maria se apresentou no evento, que teve a presença de diversos movimentos sociais e representação de dezenas de bairros.