Em sessão especial Ivana Bastos afirma que presença feminina no poder não é circunstância, é transformação
Tasso Franco , Salvador |
21/08/2025 às 15:37
Prêmio recebido e comemorado em sessão especial
Foto: Vaner Casaes
“A presença feminina no poder não é concessão, é afirmação. Não é circunstância, é transformação”, garantiu a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em seu discurso na sessão especial para entrega do Prêmio Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) Assembleia Cidadã 2024 ao Parlamento baiano, categoria Gestão. O pronunciamento foi ao lado da presidente da Unale, deputada Tia Ju (Republicanos-RJ), que, ao fazer a entrega do prêmio, fez questão de ressaltar que nasceu na Bahia.
“Duas mulheres baianas na liderança: uma à frente da Assembleia da Bahia, pela primeira vez em 190 anos, e outra à frente da maior entidade legislativa da América Latina”, observou a presidente Ivana Bastos. “Na gestão de mulheres à frente de pastas tão emblemáticas o olhar é diferenciado”, disse Tia Ju, parabenizando Ivana pela administração e a Assembleia Legislativa da Bahia pelo premiado projeto de gestão “Central de Atendimento ao Cidadão: Modernização, Transparência e Serviços”.
No entendimento da presidente da ALBA, o conceito de gestão é servir ao cidadão com dignidade e eficiência. “É uma palavra repetida diariamente, mas que só adquire significado real quando se traduz em resultado para a vida das pessoas”, afirmou, lembrando que o prêmio foi conquistado na gestão do deputado Adolfo Menezes: “foi sob sua liderança que a Central de Atendimento ao Cidadão deixou de ser ideia e se tornou realidade”.
TRANSPARÊNCIA NACIONAL
A importância de todos os servidores do Legislativo para a conquista do prêmio foi ressaltada pela presidente, na figura da coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), Rainildes Cerqueira, “uma mulher cujo trabalho honra o serviço público”. Rainildes afirmou que a ALBA é a única Assembleia do País que concentrou em uma unidade administrativa a aplicação das normas e diretrizes das leis federais de Acesso a Informação; de Normas e Proteção do Usuário do Serviço Público; Geral de Proteção de Dados; e do Governo Digital e Governança Pública.
De acordo com Rainildes Cerqueira, o projeto foi idealizado tendo em vista o tripé Modernização na Comunicação com a Sociedade; Transparência da Informação; e Agilidade no Atendimento ao Cidadão. Ela antecipou que a Assembleia Legislativa da Bahia já tem um novo projeto, “O Cidadão e o Parlamento”, para concorrer ao Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2025 e a mais um Selo de Transparência Nacional.
Fotos: Vaner Casaes