Política

REDE SAC COMPLETA 30 ANOS UMA DAS HERANÇAS MALDITAS DE PAULO SOUTO

Para reparo emergencial de um vazamento na saída da estação de tratamento faltará água em Conceição de Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Tanquinho, Santanópolis e Santa Bárbara.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/08/2025 às 19:46
SAC Uruguai, Salvador
Foto: SAEB
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Inaugurada em setembro de 1995, no governo Paulo Souto, implantado por Sérgio Moises, a Rede SAC completa 30 anos no dia 1º de setembro, atingindo sua maturidade. Nos últimos 19 anos, o Serviço de Atendimento ao Cidadão mais que triplicou sua estrutura física, saltando de 27 postos no estado, em 2006, para 91 unidades de atendimento em 2025. Além do crescimento exponencial da rede física, o SAC também passou por uma intensa revolução tecnológica nesse período, saindo de senhas expedidas manualmente para utilizar a mais alta tecnologia digital.
 
  2.  A Rede já realizou um total de 235 milhões de atendimentos desde sua fundação, sendo 143 milhões apenas nos últimos 19 anos (2007–2025). Nesse período, acumulou prêmios e serviu como modelo para instituições similares em outros estados e até em outros países. Patrimônio dos baianos, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) detém, ainda, elevados índices de satisfação em pesquisas de qualidade realizadas entre seus usuários.
 
   3. Crescimento da Rede - O SAC passou por uma intensa transformação a partir de 2007. Já nos primeiros anos da nova gestão, a Rede saltou de 27 unidades de atendimento, em 2006, para 44 postos, em 2010. Em 2016, dez anos após a mudança, a Rede SAC já contava com 64 unidades, distribuídas entre capital e interior. A expansão de sua estrutura física não parou: em 2021, alcançou a marca de 84 unidades, chegando a 91 em 2025.
 
  4. A Rede SAC aumentou sua presença de 18 municípios, em 2006, para 72 cidades atualmente, estando presente em todas as regiões do estado. Na capital, possui 12 postos; outros quatro estão situados em cidades da Região Metropolitana de Salvador, além de 72 unidades no interior.
 
  5. Completam a Rede as três unidades do SAC Móvel, carretas de atendimento que percorrem municípios onde não existem unidades fixas. O SAC Móvel atende, em média, 200 cidades por ano, levando serviços públicos à população. Desde sua criação, as três unidades itinerantes já realizaram 4,6 milhões de atendimentos para os baianos.
 
  6. A grande expansão da Rede, a partir de 2007, foi fruto de uma ideia inovadora. A gestão da época lançou, em 2008, o Ponto SAC, uma unidade compacta que oferece os serviços mais demandados pela população. A proposta permitiu a interiorização da Rede SAC, aumentando sua capilaridade e levando atendimento a municípios de médio e pequeno porte. Assim, os cidadãos de localidades menores passaram a ter acesso a serviços públicos com mais comodidade, sem a necessidade de se deslocar para centros maiores.
 
  7. Desenvolvimento Tecnológico - Outro ponto de inflexão no Serviço de Atendimento ao Cidadão, também iniciado a partir de 2008, foi a revolução tecnológica vivenciada pela Rede. Até 2007, as senhas de atendimento eram expedidas manualmente, assim como todo o controle de fluxo e estatísticas. No ano seguinte, foi implantado o Sistema Atende, um software que representou um grande salto qualitativo.
 
  8. O Atende é um sistema de gestão que controla todo o atendimento realizado, permitindo o acompanhamento da demanda, controle de fluxo e geração de estatísticas. Esse sistema foi apenas o primeiro passo em direção à revolução tecnológica liderada pelo SAC, com foco na excelência e na adaptação às crescentes demandas de uma sociedade em constante transformação.
 
  9. Hora Marcada - Na esteira do novo sistema, surgiu outra inovação: o atendimento por Hora Marcada, lançado em 2010, que trouxe mais comodidade aos usuários. A partir daí, os cidadãos passaram a utilizar o site institucional do SAC ou o Call Center (0800 071 5353) para agendar seus serviços. Com horário marcado, o atendimento ficou mais rápido, prático e cômodo, eliminando filas e longas esperas.
 
  10. Ao longo dos anos, outras tecnologias foram sendo implementadas, facilitando ainda mais a vida dos usuários: terminais de autoatendimento (totens nos postos), videoatendimento (serviços por videochamada) e atendimento por WhatsApp. Uma das inovações mais relevantes foi lançada em 2018, alçando o SAC à era digital.
 
  11. SAC Digital - A Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) desenvolveram, juntas, o aplicativo para celular e o portal SAC Digital. Inspirados pelo crescimento dos serviços digitais (como bancos, lojas, alimentação e transporte), a Saeb e a Prodeb lançaram o SAC Digital em novembro de 2018.
 
  12. A plataforma responsiva (para computador e celular) permitia que os cidadãos agendassem serviços, escolhessem data, horário e local de atendimento. Além disso, os usuários podiam acompanhar todo o processo, desde a marcação até a conclusão do serviço, ter acesso a informações, requisitos e documentos necessários, além de interagir com a gestão por meio de chatbot com inteligência artificial.
 
  13. O SAC Digital foi um sucesso e alcançou a marca de cinco milhões de usuários ativos. Seu êxito foi tão grande que foi adotado como plataforma única de serviços públicos do Estado da Bahia, em novembro de 2023. Rebatizada como BA.GOV.BR, a ferramenta recebeu novos investimentos, foi reformulada e ganhou novas funcionalidades. Vale destacar o caráter pioneiro da Saeb e da Prodeb, que lançaram o SAC Digital antes da plataforma federal GOV.BR, criada em 2019.
 
  14. Outra métrica que evidencia o aprimoramento e a expansão da Rede SAC é a quantidade de serviços oferecidos à população. Em 2006, o SAC disponibilizava 386 serviços públicos. Atualmente, o Estado oferece 1.289 serviços pelo BA.GOV.BR, com destaque para os 100% digitais, que dispensam a presença física nas unidades.
 
  15. Maturidade - Toda a transformação vivida pela Rede SAC nos últimos anos resultou em reconhecimento dos seus usuários. Entre as últimas oito pesquisas de qualidade realizadas, no período de 2015 a 2023, todas registraram índices de satisfação acima de 90%.
 
  16. Na pesquisa mais recente, realizada em 29 unidades no primeiro semestre de 2023, 92,7% dos entrevistados informaram terem ficado satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento. Em 2021, um levantamento com 125 mil usuários apontou 92,6% de aprovação.
 
  17. As pesquisas foram realizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Rede SAC, com metodologia e amostragem estatística definidas pela SEI.
 
  18. Prêmios - A Rede SAC recebeu diversas premiações ao longo dos seus 30 anos de história. Destaque para o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria Melhoria dos Resultados dos Serviços Públicos. Concedida pela ONU, a premiação reconhece o SAC como uma das melhores práticas de prestação de serviços públicos.
 
  19. Outras premiações relevantes foram concedidas ao SAC Digital, vencedor do Prêmio iBest por duas vezes (edição 2024 – SAC Digital / edição 2025 – BA.GOV.BR). Realizado pelo iBest Global, o prêmio é considerado a principal iniciativa de reconhecimento da internet no país.
 
  20. A Rede SAC também recebeu premiações como Marketing Best, Top of Mind, Case de Sucesso – CIO Executive Day, Top de Marketing, entre outros, em reconhecimento à qualidade na prestação de serviços ao cidadão.
 
  21. Pioneirismo - O SAC foi uma iniciativa pioneira, a primeira do país a reunir um conjunto de serviços públicos em um só local, com padrão de excelência no atendimento. Seu modelo inspirou gestores de outros estados e países.
 
   22. Ao longo dos anos, a Rede SAC recebeu comitivas de governos estaduais e internacionais interessados em replicar seu modelo. Alguns exemplos de unidades inspiradas no SAC incluem as Lojas do Cidadão (Portugal), Supercade (Colômbia) e Punto Gob (República Dominicana).
 
   23. O modelo da Rede SAC também foi apresentado em congressos e convenções internacionais, como nos EUA (evento do Banco Mundial), Áustria, Holanda, Marrocos, África do Sul, Argentina, Angola, Cuba, entre outros.
                                                                               ***
  24. O programa Mulher Salvador, iniciativa da Prefeitura voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e da qualificação profissional desse público na capital baiana, foi um dos destaques do curso “Mulheres na Gestão: Financiamento Externo para Políticas Públicas”, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília.

   25. A iniciativa desenvolvida na capital baiana foi apresentada no Painel 2 – Casos Práticos: Experiências Locais, realizado nesta quarta-feira (27). A secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, representou o município.

   26. O Mulher Salvador promove capacitações em áreas como construção civil, eletricidade, tecnologia e gestão, em parceria com instituições como o Senai, Senac e o Sest/Senat. Além da formação, o projeto foca na geração de renda, acesso a crédito e inserção no mercado de trabalho, por meio de estratégias inovadoras como a plataforma "Compre Delas Salvador", que conecta consumidoras a negócios liderados por mulheres, estimulando uma economia mais inclusiva e circular.

   27. “É muito importante estar em eventos em que se discute as mulheres na gestão e o seu papel no trabalho e na busca de financiamento externo para políticas públicas. No ano passado, participei como aluna e, este ano, venho com o case de sucesso Mulher Salvador. É importante que, cada vez mais, tenhamos políticas de gênero transversalizadas nas políticas públicas dos municípios”, afirmou Lordelo.

   28. A formação contou com 38 mulheres selecionadas entre 234 inscritas, atuando como vice-prefeitas, secretárias, coordenadoras e diretoras em 38 municípios de 14 estados, representando todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Nordeste.

   29. O curso também contou com parceria do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da consultoria Mirá Design de Organizações.

   30. Pedimos desculpas pelo atraso no envio da edição, motivado pelo inesperado falecimento, por complicações pós-cirúrgicas, de Maria Helena Sant’Ana, esposa de nosso designer/diagramador Paulo Sant’Ana, a quem deixamos aqui nossos votos de mais profundo pesar.

   31. A edição destaca que, pelo terceiro ano consecutivo, Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, promove o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho desses profissionais e de veículos que se destaquem na cobertura do tema e na atuação de profissionais negros em suas equipes.

   32. Além de contemplar os TOP 50 +Admirados Jornalistas do Ano, a premiação reconhecerá os TOP 5 mais votados nas categorias Imagem/Vídeo, Veículos Liderados por Jornalistas Negros e Veículos Gerais.

   33. Assim como nas edições anteriores, serão dois turnos de votação. Neste primeiro, de livre indicação, os eleitores podem escolher até cinco candidatos por categoria. Os nomes mais citados classificam-se para o segundo turno, de votação dirigida, em que os eleitores selecionarão seus favoritos ranqueando-os do 1º ao 5º colocado. Para participar, basta acessar o link de votação até 11 de setembro, preencher um rápido cadastro e fazer as indicações.

  34. Um ataque aéreo do exército israelense contra o Hospital Nasser, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou pelo menos 20 pessoas em 25 de agosto. Entre as vítimas, estavam cinco jornalistas. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), já são mais de 200 profissionais de imprensa mortos desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.

  35. Dois dias antes, no sábado (23/8), o exército israelense matou o cinegrafista Khaled al-Madhoun, da Palestine TV, enquanto filmava a distribuição de alimentos no norte de Gaza. Entidades defensoras do jornalismo e do trabalho da imprensa condenaram os assassinatos. O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas afirmou que Israel deve ser responsabilizado pelos ataques e as mortes.

   36. Em cerimônia para quase 200 convidados na Unibes Cultural, em São Paulo, a Mega Brasil recepcionou na noite 27/8 os vencedores da 10ª edição do TOP Mega Brasil, celebrando simbolicamente as feras da comunicação corporativa do País. O evento contou com a presença da quase totalidade das agências e executivos eleitos TOP 10 Brasil e TOP 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

  37. No primeiro turno de votação foram indicadas mais de 400 agências, classificando-se 129 para o segundo 129; e mais de 1.100 executivos, 153 deles passando para o segundo turno. A Oficina Consultoria, de Brasília, liderou o Pódio Brasil; entre os executivos, Pedro Torres, da Gerdau, foi o mais votado.

  38. Para reparo emergencial de um vazamento na saída da estação de tratamento, o sistema de abastecimento está funcionando com redução da oferta de água na distribuição para Conceição de Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Tanquinho, Santanópolis e Santa Bárbara.  

  39. As equipes estão trabalhando no serviço que deverá ser concluído no final da noite de hoje (28), quando a oferta normal será retomada. Com o menor volume de água distribuído, parte da área atendida pode sentir a oscilação ou interrupção do abastecimento, principalmente em pontos mais altos e distantes dos centros de reservação do sistema. 

  40. A Embasa recomenda o uso econômico da água existente nos reservatórios domiciliares até que seja possível retomar 100% do volume distribuído e normalizar o abastecimento na região.