A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), informa que, em função da realização do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (16)
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/11/2025 às 20:12
Performance cultural
Foto: Lego Audiovisual
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O III Festival da Cerâmica, realizado no distrito de Maragogipinho, em Aratuípe (BA), começou nesta sexta-feira (14) reunindo visitantes, artesãos e admiradores da cultura local. Com o tema “A Força da Mulher no Artesanato de Maragogipinho”, o evento celebra o papel fundamental das mulheres na preservação e inovação da tradição ceramista da região, considerada um dos maiores patrimônios culturais do Recôncavo Baiano.
2. O primeiro dia foi marcado por uma programação que incluiu apresentações culturais, como a Capoeira Raízes Negras e a Filarmônica Lira Ceciliana, além da abertura oficial do evento, que contou com a presença de autoridades locais e representantes do Governo da Bahia.
3. Durante a cerimônia, também foi realizada a entrega de certificações às mulheres de Maragogipinho, que concluíram o curso de biojoias. O curso resultou na criação de peças que foram destaque na São Paulo Fashion Week, representando a força e a criatividade do artesanato feminino nordestino.
4. A Feira do Artesanato da Bahia, com 40 estandes, atraiu o público com peças únicas, que vão desde utilitários a obras de arte decorativas, enquanto a Feira Gastronômica trouxe o melhor da culinária baiana para os visitantes. O destaque do festival é a peça Baiana Moringa. Inspirada nas formas das baianas e nas técnicas ancestrais de modelagem, a obra representa a força feminina na tradição ceramista local.
5. “Esse festival representa a importância do fazer à mão, do quanto é valoroso esse cuidado de você fazer com o tempo. Porque tem algo que nenhuma inteligência artificial vai substituir, que é a criatividade e o trabalho humano. E essas mulheres e esses homens que fazem o Festival de Maragogipinho certamente vão emocionar quem vier aqui nos visitar”, destacou o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.
6. Além das atrações no centro do distrito, os visitantes puderam participar de circuitos culturais que percorrem as olarias centenárias de Maragogipinho. Essas visitas guiadas proporcionam uma experiência imersiva, conectando o público às histórias e técnicas dos mestres e mestras ceramistas.
7. “Hoje é um dia para celebrarmos, recentemente tivemos uma reunião com os coordenadores estaduais do Artesanado do Brasil em Manaus, nós fomos agraciados com um edital para implementar aqui em Maragogipinho e região, com um recurso na ordem de 1 milhão e 200 mil reais, para a implementação do laboratório de designer.
8. Então a gente vai contribuir para que a gente faça diálogos para eventuais inovações do ponto de vista de design, identidade geográfica, ou seja, estruturar melhor, orientar melhor sobre direitos autorais, assinaturas de peças. Então é uma ação que de fato vai ampliar a força do artesanato de Maragogipinho, dos artistas de Maragogipinho.”, disse o coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.
9. O festival continua nos próximos dias com uma programação que inclui apresentações musicais de artistas como Jorge Vercillo, Escandurras e Lazzo Matumbi, além de desfiles, rodas de conversa, experiências imersivas nas olarias e a Feira Verde, que valoriza a agricultura familiar local.
10. Dia 16/11 (Domingo)
09h às 17h – Estande FLITA (Contações de histórias, roda de conversa, Biblioteca Móvel Nelson Mandela, Sarau e lançamento de livro)
09h às 17h – Feira Verde (Agricultura Familiar)
09h às 12h – Apresentações Culturais (Associação Maragogipinho Capoeira Nascidos do Barro - Sambadeiras)
10h às 18h – Feira do Artesanato da Bahia
10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias
14h às 00h – Feira Gastronômica
16h às 22h – Programação Musical (com atrações como Jorge Vercillo, Astral A3 e Sinho Bernardo)
Observação: A programação está sujeita a alterações.
***
11. O Governo do Estado vai antecipar os pagamentos das folhas de novembro e da primeira parcela do 13º salário dos servidores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A folha do mês de novembro será paga na segunda-feira (17) - e não no dia 30, como ocorre usualmente. Para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil, o pagamento de novembro já está disponível neste sábado (15). Já a primeira parcela do 13º salário estará na conta na terça-feira (18).
12. A antecipação irá ocorrer apenas este mês, devido a uma mudança no sistema de pagamento do FUNDEB e não é extensiva aos demais servidores do Estado.
13. A antecipação da primeira parcela do 13° salário estará disponível apenas para os servidores que não tenham recebido o benefício no mês de aniversário ou no mês de gozo de férias. Já a segunda parcela do 13º será paga no dia 19 de dezembro, juntamente aos demais servidores.
14. Os adiantamentos alcançam 52 mil funcionários da Educação, entre professores, coordenadores, diretores de escolas e técnicos da secretaria, efetivos, comissionados e REDAs.
15. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), informa que, em função da realização do segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (16), será mantido o esquema especial de transporte para garantir o deslocamento seguro e tranquilo dos candidatos. Além do reforço na frota, os estudantes continuarão a contar com a gratuidade nos ônibus, válida também neste segundo dia de exame.
16. A medida de gratuidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis e é fruto de parceria entre a Semob e a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Para ter acesso ao benefício, os estudantes devem utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, entre 10h e 20h.
17. A gratuidade é válida nos ônibus regulares, no BRT Salvador e no Sistema de Transporte Complementar (STEC). Não será necessária apresentação de comprovante de inscrição, mas o cartão estudantil deve estar ativo e válido.
18. Além da gratuidade, a Semob preparou uma operação especial de transporte para o segundo domingo de prova. Entre 10h e 18h, o sistema contará com reforço de 143 ônibus, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais estratégicos, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. O objetivo é assegurar maior regularidade, conforto e segurança no deslocamento dos candidatos.
19. Equipes de fiscalização da Semob estarão nas ruas acompanhando o fluxo de ônibus e de usuários para minimizar possíveis impactos no trânsito e garantir a fluidez do transporte. A pasta reforça ainda a recomendação para que os estudantes saiam de casa com antecedência, evitando contratempos.
20. A maior festa de rua do mundo também quer o título de mais sustentável do planeta. A Prefeitura de Salvador lançou, durante participação da COP 30, em Belém, a Cartilha do Carnaval Sustentável.
21. O documento, lançado oficialmente durante o evento internacional, traz diretrizes e boas práticas para transformar a festa popular em uma plataforma de inovação climática. A cartilha é voltada para todos os públicos, desde os catadores de latinhas até os camarotes abordando os seguintes temas:
22. "A Cartilha do Carnaval Sustentável representa para nós muito mais do que um documento, ela é um chamado para que cada folião, bloco, camarote, catador de material ou prestador de serviço seja protagonista da cidade que queremos: alegre, vibrante, inclusiva e responsável", disse Ivan Euler, titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
23. "Ao apresentar esses resultados na COP30, mostramos que a maior festa do mundo é também uma plataforma de inovação climática, economia circular e justiça social”, completou.