*Vice-governador Geraldo Júnior destaca atuação de Wilson Cardoso em prol do municipalismo durante homenagem na ALBA*
Tasso Franco , Salvador |
15/11/2025 às 07:26
Wilson Cardoso recebeu a comenda 2 de julho na ALBA
Foto: Gustavo Rosário
O vice-governador Geraldo Júnior representou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (14), na Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que concedeu a Comenda 2 de Julho ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Emerson Penalva, reconhece personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado e ao povo baiano, e destacou a trajetória de Wilson como uma das mais importantes lideranças municipalistas da atualidade.
Durante a solenidade, realizada no plenário da ALBA, Geraldo Júnior ressaltou o papel estratégico de Wilson no fortalecimento dos municípios e na construção de uma agenda moderna para a gestão pública baiana. “Wilson Cardoso honra a história do municipalismo da Bahia. Sua atuação firme, ética e incansável tem aproximado ainda mais os municípios do Governo do Estado e ampliado a capacidade de ação dos gestores municipais. Hoje, a Bahia celebra um líder que trabalha para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o vice-governador.
Ele destacou os avanços recentes conduzidos por Wilson na UPB, entre eles o programa “Nova UPB: Governança de Verdade”, que tem promovido a modernização administrativa com o uso de tecnologias como o Sistema BIM, ferramentas de inteligência artificial e certificações de qualidade, além de fortalecer a profissionalização das prefeituras. Geraldo também mencionou a atuação decisiva de Wilson na coordenação de consórcios públicos, lembrando conquistas como a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcios Públicos Municipais da Bahia, e a articulação que viabilizou pactos, convênios e investimentos para infraestrutura municipal e regional.
“A trajetória de Wilson é construída sobre diálogo, cooperação e compromisso com os 417 municípios da Bahia. Seu trabalho inspira confiança e mostra que a gestão pública pode ser eficiente, moderna e próxima das pessoas. Esta comenda reconhece não apenas um homem público, mas um projeto coletivo de fortalecimento do municipalismo”, destacou Geraldo Júnior.
A homenagem reuniu prefeitos, prefeitas, vereadores, parlamentares, gestores de consórcios e diversas autoridades estaduais, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que fez questão de marcar presença para celebrar a trajetória do presidente da UPB. Nascido em Salvador, em 1952, Wilson Paes Cardoso cumpre seu quarto mandato como prefeito de Andaraí. Foi presidente do Consórcio Chapada Forte, comandou a FECBahia entre 2020 e 2022 e, em 2023, assumiu a vice-presidência administrativa da UPB. Eleito por aclamação para presidir a instituição no biênio 2025–2026, vem conduzindo uma gestão marcada pela reorganização institucional, ampliação de parcerias e fortalecimento dos municípios.
Ao final da cerimônia, o vice-governador reforçou o compromisso do Governo da Bahia com a UPB e com as ações municipalistas. “O governo do Estado continuará lado a lado com a UPB, porque acreditamos no poder transformador dos municípios. Quando fortalecemos as prefeituras, fortalecemos a Bahia”, concluiu.
Foto: Gustavo Rozário