Política

É TEMPO DE NATAL NA MANSÃO DO CAMINHO: EVENTO ECUMÊNIO NA SEXTA-FEIRA

TCE é um órgão que homologa as contas do governo do estadp
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/12/2025 às 18:44
Carlinhos Brown, espírito de luz
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Centro Espírita Caminho da Redenção, a Mansão do Caminho e demais organizadores do Movimento Você e a Paz (MPV) realiza um evento na sexta-feira, 19, com a presença de lideres religiosos e muita solidariedade e amor.

   2. Estande "Cuidar e Prevenir": profissionais da @escolabahiana estarão disponíveis gratuitamente para aferir pressão arterial e glicemia, além de oferecer orientações gerais de saúde à comunidade do entorno do Parque da Cidade. Sua saúde é a base de tudo!

   3. Estande "Verde que te quero verde": um espaço dedicado à sustentabilidade! Teremos distribuição de mudas e oficina de reciclagem com a @cooperativa_camapet e a reflexão de que não existe paz duradoura em um mundo doente. O futuro é verde!

  4. Estande Institucional Mansão do Caminho: venha conhecer de perto nossa obra social! Aqui, a paz se traduz em serviço: crianças acolhidas, famílias amparadas e ações de educação, saúde e solidariedade que mudam destinos e acendem a esperança.

  5. A partir das 14h30 - Evento Ecumênico com a presença de líderes religiosos e artistas, como Nando Cordel e Carlinhos Brown, no opalco do Anfiteatro do Parque da Cidade, Salvador, Bahia. O evento é gratuito, aberto ao público de todas as idades, sem a necessidade de inscrição prévia.

   6. Programação: Artistas: Nando Cordel, Carlinhos Brown, Banda Naval e Grupo Espírita Redención. 

   7. Representantes religiosos: Iyalorixá Márcia D’Ogum, Padre Edson Menezes, Pastor Gildásio e os espíritas Ruth Brasil e Marcel Mariano.
                                                                               ****
  8. O clima de Natal tomou conta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) nesta terça-feira (16). Crianças em tratamento participaram da já tradicional comemoração natalina, realizada há 20 anos. Dezenas de pequenos pacientes receberam a visita do Papai Noel para a entrega de presentes e se divertiram com atividades lúdicas, como sessões de mágica, teatro e brincadeiras.

  9. Para a chefe da Área de Projetos Especiais do INTO, Mariana Maciel, a iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a humanização do cuidado. 

  10. “A festa de Natal é um momento de acolhimento e de cuidado que vai além da assistência médica. Nosso objetivo é proporcionar alegria, fortalecer vínculos e mostrar às crianças e às famílias que elas são vistas de forma integral, com atenção à saúde física e emocional”, ressalta.

  11. Realizada com recursos arrecadados em um bazar organizado a partir de doações dos próprios funcionários do Instituto, a festa integra as ações do Programa Fortalecer. Criado em 2013 pela Área de Pediatria do INTO, o programa tem como objetivo promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância. Ao longo de sua trajetória, mais de 600 crianças já foram beneficiadas.

  12. Neste ano, a festa teve como tema “Uma Viagem à Terra do Papai Noel” e contou com um espetáculo especial que apresentou aos pequenos o verdadeiro significado do Natal, destacando valores como união e generosidade. As crianças também vivenciaram um momento de troca e inclusão com os jovens atletas do projeto Cadeiras na Quadra — iniciativa de tênis em cadeira de rodas voltada para crianças com deficiência, que realiza trabalho voluntário com pacientes do INTO.

   13. Mascote do Programa Fortalecer, o cãozinho Valente também marcou presença na comemoração. Outra dupla especial animou ainda mais a tarde das crianças: Channel e Purê, cães terapeutas do projeto TEAcolhe, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  14. Além dos presentes e dos lanches, as crianças receberam um kit da Turma do Valente, símbolo do Programa Fortalecer, com uma sacola de guloseimas e uma mochila estampada com os personagens.

  15. Para a mãe da pequena Alicia, de 9 anos, a festa do INTO já faz parte da história da família. “A Alicia chegou aqui com apenas um mês de vida para tratar o pé torto congênito e, desde então, participamos de todas as festas. Todos os anos a gente vem. É um encontro, sabe? Porque antes vínhamos para o tratamento e, agora, voltamos para festejar junto com todas as pessoas que cuidaram dela ao longo desses anos”, relata Danielle Barreto, fisioterapeuta, de 44 anos.
                                                                    ***
  16. Num pleito decidido por consenso, que resultou na eleição por aclamação de todos os cargos que estavam em disputa na sessão plenária desta terça-feira (16.12), o conselheiro Gildásio Penedo Filho foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) para o biênio 2026/2027, compondo a nova mesa diretora com o conselheiro Marcus Presidio, como vice-presidente, e com a conselheira Carolina Matos, como corregedora. Complementaram o quadro de eleitos, o conselheiro João Evilásio Bonfim, como ouvidor-geral, e o conselheiro Inaldo Araújo, na condição de diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

  17. A proposta de que a eleição para todos os cargos que estariam em disputa fosse decidida por aclamação foi da autoria do conselheiro João Evilásio Bonfim e foi aceita após manifestação do Ministério Público de Contas, que na sessão, estava representado pela procuradora-geral Camila Luz, que afirmou não existir impedimento legal.

   18.  Com a anuência do MPC, o presidente Marcus Presidio colocou para votação, por aclamação, cada um dos cargos e o nome do pleiteante, anunciando logo em seguida os resultados, que foram recebidos com muitos aplausos por parte dos servidores que lotaram as dependências do auditório Conselheiro Lafayette Pondé.

   19. Entra na ordem do dia da Câmara Municipal de Salvador, com previsão de votação nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 552/2025, de autoria do vereador Sidninho (PP), que cria o primeiro marco regulatório municipal para as estações de recarga de veículos elétricos. 

  20. A proposta enfrenta de forma direta um dos principais entraves da mobilidade elétrica na capital: a falta de regras claras sobre quem pode instalar e como pode funcionar um ponto de recarga.