São milhares de pessoas todos os dias indo às compras nas lojas e nos ambulantes
Tasso Franco , Salvador |
20/12/2025 às 18:37
Produtos chineses são os mais vendidos
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Avenida 7 de Setembro tem o Natal de rua popular mais agitado da cidade do Salvador. Milhares de pessoas foram às compras neste sábado e há uma repetição dos produtos dos anos anteriores, sem novidades, com muitos artigos da China desde brinquerdos de plástico a arvores natalinas. A 7 é um burburinho de gente por todos os locais que se vai sobretudo no trecho entre a Piedade e o Relógio de São Pedro, que continua marcando as horas fora de sintomia em suas quatro faces.
2. Como aconteceu no ano passado os produtos mais vendidos são os perfumes imitações dos franceses até os nomes são parecidos, os enfeites e adereços natalinos, sandálias rasteiras, bermudas, calças e pdorudos de beleza as maquiagens com batos e demais. As lojas que vendem esmaltes e esses produtos de embelezamento estão repletas de clientes, e as lojas chinesas têm fila em todos os cantos, especialmente nos caixas.
3. Salvo dois veiculos da PM - um na praça da Piedade e outro na Praça do Relógio - não há policiamento ostensivo com duplas de PMs tipo Cosme & Damião no corredor da Avenida, muito menos a Guarda Municipal. Na Praça da Piedade a anarquia é geral e a populção tem até medo de passar pelo interior da praça diante a ocupação de moradores em situação de rua. São dezenas acampados nesta praça uma das mais antigas da cidade.
4. A população está desprotegida nas compras do Natal e se vira como pode sem dar bobeiras nas bolsas e nos celulares. Com frequência vê-se correria de gente atrás de batedores de carteiras. Eu fiz várias fotos e videos hoje e fui alertado pelos comerciários para ter cuidado com o celular. Essa é a situação. Mas, a 7 continua sendo o ponto de maior frequência da população de baixa renda (ou até de média renda) que compra muitos produtos à vista.
****
5. Começa neste domingo (21) o projeto ConSertão, um programa musical que realizará uma série de apresentações gratuitas da Orquestra Conquista Sinfônica (Arcos), levando a música sinfônica a bairros e distritos de Vitória da Conquista e, a partir de 2026, a vários municípios da região.
6. A iniciativa é promovida com o apoio dos governos federal e estadual, por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).
7. Sob a regência do renomado maestro João Omar, os concertos propõem uma experiência musical acessível e emocionante, aproximando a música sinfônica do cotidiano da população, celebrando com arte e sensibilidade os encontros comunitários.
8. Nesta primeira etapa, a programação tem início no domingo (21/12), em Vitória da Conquista, no distrito de Bate-Pé, na Praça Ramiro Silva; segue na terça-feira (23/12), no bairro Patagônia, na Praça Iza Medeiros; retorna no domingo (28/12), no distrito de Iguá, na Praça Estevam Santos; e se encerra no dia 6 de janeiro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em apresentação especial no teatro.
9. Todos os concertos acontecem às 19h, com entrada gratuita, reforçando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização da música sinfônica e instrumental no interior da Bahia.
10. Sobre a ideia de levar a música sinfônica ao sertão (por isso o nome ConSertão), Waldenor fala com bastante entusiasmo: “Estamos promovendo esse projeto maravilhoso, conduzido pelo maestro João Omar, reconhecido internacionalmente, que levará a vários municípios da nossa região a música sinfônica afinada com o nosso sertão. A nossa população merece conhecer e apreciar música de qualidade”, exclama o deputado.
SERVIÇO
Projeto: ConSertão – Concertos Natalinos
Orquestra: Conquista Sinfônica (Arcos)
Regência: Maestro João Omar
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Programação:
21/12 (domingo) – Distrito de Bate-Pé | Praça Ramiro Silva
23/12 (terça-feira) – Bairro Patagônia | Praça Iza Medeiros
28/12 (domingo) – Distrito de Iguá | Praça Estevam Santos
06/01 (terça-feira) – Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Teatro).