Política

SANDRO RÉGIS REBATE JR: OPOSIÇÃO PEPUDIA AGRESSÃO DE GOV MEDIANO

Previsto para a próxima semana inauguração da nova rodoviária de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/01/2026 às 20:02
Sandro Régis, deputado estadual
Foto: ALBA
      
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) rebateu os novos ataques feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao grupo de oposição na Bahia neste domingo (11). Segundo o parlamentar, o petista tem adotado uma postura agressiva contra os adversários para se esquivar do debate sobre os problemas reais enfrentados pela população baiana.

2. “Como o próprio líder dele disse, Jerônimo é um governador mediano. E aí como ele não tem resultados efetivos para apresentar ao povo baiano, parte para agredir quem não pensa como ele. Esse estilo agressivo é para distrair a opinião pública do que realmente interessa”, afirmou o deputado.

3. Depois de 20 anos de PT, qual é o retrato da Bahia? Temos o estado mais violento do Brasil, uma ponte para Itaparica prometida em 2009 e nunca sai do papel, temos médicos cobrando publicamente o pagamento de salários atrasados e uma fila da regulação que piorou 213% nos últimos anos. Pelo visto, o conceito de trabalho do governador é bem diferente do nosso”, frisou Sandro Régis.

4. O parlamentar lembrou ainda que Jerônimo já sugeriu até enterrar adversários políticos numa vala com uma retroescavadeira. “Essa não é a postura que se espera de um governador, e ele terá uma resposta do povo nas urnas”, completou Régis.
                                                                       ***
5. Anunciadas novas obras de contenção de encostas em áreas de risco da capital. As intervenções somam investimento superior a R$ 27 milhões, por meio do Novo PAC, resultado da parceria entre os governos estadual e federal. A ordem de serviço foi assinada neste domingo (12).

6. Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, também visitaram obras em andamento na Travessa São Domingos e na Rua Santa Luzia, no bairro de Pau da Lima, que juntas recebem mais de R$ 1,2 milhão em investimentos.

7. As novas contenções vão beneficiar comunidades nos bairros de Plataforma, Pernambués, Federação, Ondina, Alto do Cabrito, Campinas de Pirajá, Mata Escura, Cajazeiras XI e São Marcos. O objetivo é reduzir os riscos de deslizamentos, proteger moradias e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias que vivem em áreas vulneráveis, especialmente durante os períodos de chuvas intensas.

8. Moradora da Rua Santa Luzia, em Pau da Lima, onde uma obra de contenção de encosta está em execução, Rosimeire Alves destaca a importância da intervenção para a rotina da comunidade. “Quando a gente sabe que tem uma obra dessas sendo feita, a sensação muda completamente. Em dias de chuva, a preocupação sempre existe, mas agora vem junto a tranquilidade de saber que há um trabalho sendo realizado para proteger quem mora aqui”, afirmou.

9. Para o governador Jerônimo Rodrigues, as obras representam uma ação preventiva e de cuidado com a população. “Estamos falando de prevenção, de proteção de vidas e de garantia de dignidade às pessoas. Cada encosta protegida significa mais tranquilidade para as famílias e mais segurança para a cidade”, destacou o governador, ao ressaltar a importância da integração entre os governos estadual e federal para ampliar os investimentos em infraestrutura urbana e prevenção de riscos.

10. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou que as intervenções fazem parte de uma política contínua de proteção social. “Essas obras atuam antes do problema acontecer, melhorando a qualidade de vida de quem vive em áreas de risco. É planejamento, investimento e cuidado com as pessoas, para que as cidades estejam mais preparadas para enfrentar períodos de chuva e eventos climáticos extremos”, afirmou.

11. As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Ministério das Cidades. Segundo o presidente da Conder, José Trindade, a articulação entre os órgãos contribui para a eficiência das intervenções.

12. “Essa integração garante mais agilidade, eficiência e acompanhamento técnico, assegurando que as contenções cumpram seu papel de proteger as comunidades e oferecer mais segurança à população”, disse.
                                                                                ***
13. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou um alerta, neste domingo (11), para Cuba, e solicitou que eles façam um acordo antes que seja tarde demais. A Venezuela agora tem os Estados Unidos, o maior poder militar do mundo (de longe), para protegê-los. Não vai ter mais petróleo e dinheiro indo para Cuba – zero! Eu sugiro fortemente que eles façam um acordo, antes que seja tarde demais”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social.

14. Segundo o republicano, Cuba viveu, por muito anos, com grandes quantidades de petróleo e dinheiro da Venezuela, em retorno, Havana promoveu serviço de segurança para os últimos dois ditadores venezuelanos. “Muitos desses cubanos foram mortos na última semana do ataque dos EUA, e Venezuela não precisa mais de proteção de bandidos e extorsionários que os mantiveram reféns por tantos anos”, disse Trump.

15. O alerta de Trump vem uma semana depois das forças norte-americanas terem invadido a Venezuela e capturado o ditador Nicolás Maduro, que está detido nos Estados Unidos acusado de narcotráfico, acusação da qual se declarou inocente em sua primeira audiência, realizada na segunda-feira (5). A próxima está marcada para o dia 17 de março.

16. O presidente Trump foi informado nos últimos dias sobre novas opções para ataques militares no Irã, enquanto considera cumprir sua ameaça de atacar o país pela repressão aos protestos, segundo diversas autoridades americanas familiarizadas com o assunto.

17. O Sr. Trump ainda não tomou uma decisão final, mas as autoridades disseram que ele está considerando seriamente autorizar um ataque em resposta aos esforços do regime iraniano para suprimir as manifestações desencadeadas por amplas queixas econômicas. O presidente recebeu uma série de opções, incluindo ataques a alvos não militares em Teerã, disseram as fontes, que falaram sob condição de anonimato para discutir conversas confidenciais.

Questionada sobre o planejamento de possíveis ataques, a Casa Branca remeteu aos comentários públicos e às postagens nas redes sociais do Sr. Trump nos últimos dias.

  18. (CORREIO) Um idoso morreu após ser atingido por um tiro, na noite de sábado (10), enquanto estava em um bar no bairro da Federação, em Salvador. Moradores do bairro afirmam que o disparo aconteceu após uma ação da Polícia 

  19. Identificado como Edilson Lima Moutinho, a vítima estava na Rua Souza Uzel, conhecida como Rua 13, quando foi baleado. De acordo com informações da PM, uma guarnição da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para averiguar a informação de disparos de arma de fogo no local.

  19. Ainda segundo o órgão, os policiais realizaram diligências na área, mas não encontraram nem os autores dos disparos, nem a presença de pessoas feridas. "Posteriormente, chegou ao conhecimento da coordenação operacional que um homem havia sido atingido por disparo de arma de fogo e socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde evoluiu a óbito", acrescentou em nota.

  20. No mesmo dia, por volta das 20h, moradores iniciaram um protesto que bloqueou parte do trânsito na região da praça Lord Cochrane, localizada entre a Avenida Anita Garibaldi e a Avenida Reitor Miguel Calmon.

  21. Em nota, a Polícia Militar acrescentou que, após coordenação operacional tomar conhecimento da morte de Edilson, iniciou a apuração dos fatos através dos órgãos competentes.