O governador em Formosa do Rio Preto veja o que aconteceu
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/01/2026 às 20:48
Programa Bahia para o mundo
Foto: SEC
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de ensino poderão se matricular nesta segunda (19) e terça-feira (20). O processo é realizado, exclusivamente, de forma on-line, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, como celular, computador ou tablet, através da plataforma de serviços do Governo da Bahia (ba.gov.br). O início do ano letivo de 2026 está marcado para 9 de fevereiro.
2. Alunos com idade de 16 anos ou mais devem acessar o ba.gov.br e efetuar a matrícula utilizando seu próprio cadastro no portal. Já para os estudantes menores de 16 anos, o procedimento deve ser feito pelo pai, pela mãe ou por outro responsável legal, utilizando o cadastro do aluno para garantir a correta vinculação das informações.
3. Na efetivação da matrícula, devem ser apresentados documentação escolar; identificação pessoal do estudante e do responsável legal; CPF; comprovante de residência recente; carteira de vacinação; autorizações exigidas pela rede; e, quando for o caso, laudo que comprove deficiência para atendimento prioritário.
4. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) recomenda que os estudantes e responsáveis realizem o cadastro prévio na plataforma de serviços, visando garantir maior agilidade na hora de proceder a matrícula. Para o cadastramento, é preciso apenas informar o CPF e a data de nascimento; inserir dados adicionais, como endereço, número de celular, e-mail e gênero; e confirmar a inscrição por meio do link enviado automaticamente ao e-mail informado.
5. Documentação escolar; identificação pessoal do estudante e do responsável legal; CPF; comprovante de residência recente; carteira de vacinação; autorizações exigidas pela rede; e, quando for o caso, laudo que comprove deficiência para atendimento prioritário
6. A educação de Vila Panambi, distrito do município de Formosa do Rio Preto, recebeu um importante investimento neste sábado (17), durante a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, foi formalizado um compromisso que reforça as ações do Estado e amplia a qualidade educação local.
7. Termo de Colaboração entre o Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e a Associação de Apoio da Escola Cooperativa Chapadão. A parceria tem como objetivo assegurar a presença contínua dos serviços na unidade, que fica na divisa da Bahia e Tocantins e teve sua vinculação administrativa transferida do Tocantins para a Bahia.
8. Atualmente, a unidade tem capacidade para 470 estudantes, distribuídos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a mudança, o governador disse que a escola irá se adaptar ao modelo das atuais escolas da rede estadual da Bahia. “Uma vez que esta unidade é credenciada ao governo do Estado, ela tem que ter um padrão. Nós vamos arrumar, vamos cuidar de cada sala, fazer o que for preciso de laboratório, infraestrutura, ar-condicionado. Estaremos de mãos dadas para garantir a qualidade do padrão nosso".
9. Durante a visita, o governador também anunciou diversas ações de infraestrutura, além de mais benefícios para a educação graças a um convênio assinado entre da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Prefeitura de Formosa do Rio Preto para a construção de uma creche, no Vila Panambi, e a doação de um ônibus escolar para atender a comunidade.
10. “A partir de agora, o Estado da Bahia assume esta parceria para a Escola Cooperativa Chapadão. A gente assina aqui, hoje, um termo de cooperação técnica para poder investir na reforma dessa estrutura física, na alimentação dos estudantes, no pagamento dos professores, dos funcionários, de material de apoio pedagógico. A gente vai seguir juntos, de mãos dadas com a cooperativa aqui, para a gente continuar avançando”.
11. A Escola Cooperativa Chapadão atende estudantes da comunidade de Vila Panambi e de localidades próximas, majoritariamente filhos de agricultores e trabalhadores rurais. O valor para a execução da parceria será de R$ 4.172.892,93, com o prazo de vigência de 15 meses, podendo ser prorrogado.
12. Os recursos serão utilizados para manutenção e conservação da unidade escolar, adaptação de infraestrutura, aquisição de materiais didáticos e de expediente e de fardamentos, alimentação escolar, transporte escolar e contratação e manutenção de equipe multidisciplinar.
13. Atual diretora da unidade, Wanderlise Gabriel Mendes, que atua na escola há 14 anos, acredita que o convênio irá fortalecer e melhorar a educação ofertada pela cooperativa. “Nós queremos o melhor para a nossa escola, para os nossos estudantes. Eles merecem, a nossa comunidade merece. É uma comunidade que tem uma história de muitas lutas, esta escola é fruto de uma luta muito grande pela melhoria da educação, a gente trabalha nisso todo o dia", afirmou.
14. Martim Dowich, um dos fundadores da escola, vê esse momento com muita felicidade: “A nossa comunidade tem esperança de que fique cada vez melhor a nossa escola, que é um lugar de difícil acesso e difícil de trazer professores. Então, a expectativa é grande", apontou.
14. A lista final de projetos de ciência, tecnologia e inovação realizados por estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito do Programa Da Bahia para o Mundo, foi divulgada, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Os trabalhos selecionados estão aptos a receber financiamento para que sejam apresentados em eventos nacionais e internacionais, entre 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026. Confira a lista dos finalistas no link https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos.
16. O Programa Da Bahia para o Mundo, através do Edital nº 23/2024, garante apoio com financiamento de passagens, diárias e inscrições, abrangendo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Profissional e das demais modalidades ofertadas pela rede estadual.
17. O edital estabelece, ainda, um cronograma organizado não só para as inscrições e seleções, como também para os resultados, promovendo, assim, um novo ciclo de incentivo à produção sociocientífica, decorrente de projetos estruturantes, de iniciação científica e de tecnologia protagonizados pelos estudantes da rede estadual e seus professores.
18. O apoio da Secretaria da Educação busca estimular a criatividade, valorizar a pesquisa e fortalecer o protagonismo dos estudantes, que passam a ocupar espaços nacionais e internacionais de produção de conhecimento. "A iniciativa é mais um incentivo da SEC ao protagonimo estudantil. Nossos estudantes estão ganhando o mundo e mostrando todo o potencial da educação pública", afirmou a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Helaine Souza.
19. Em setembro último, 20 estudantes de seis colégios estaduais apresentaram projetos de pesquisa e iniciação científica no Encontro Sudamericano de Ciencias y Tecnologías, no Paraguai. Já as equipes das unidades estaduais de Santa Bárbara, Catu e Serrinha participaram, também em setembro passado, da Feira Internacional de Ciencias, Tecnología e Innovación (FICTIMC), na Colômbia.
11. As pesquisas apresentadas abordaram temas inovadores nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente.