Nos primeiros dias pode até ser e depois volta tudo ao que era com é, atualmente, a praia privatizada pelos barraqueiros
Tasso Franco , Salvador |
24/01/2025 às 10:11
Praia privatizada
Foto: BJÁ
Mais uma vez a Prefeitura de Salvador promete acabar com a privatização da praia do Porto da Barra, hoje (e já de algum tempo) ocuopada pelos barraqueiros que aluigam cadeiras e sombreiros e não deixam espaços para banhistas avulsos.
A Prefeitura de Salvador - segundo matéria da TV Bahia, ontem - vai determinar (mas ninguém acredita) que os kits de ambulantes, compostos por cadeiras e sombreiros, só serão disponibilizados sob demanda na Praia do Porto da Barra. A medida foi tomada após reclamações de banhistas sobre a ocupação excessiva da faixa de areia por cadeiras, o que o BJÁ vem mostrando há muito tempo.
A polêmica ganhou destaque após um vídeo viralizar, em que um frequentador da praia criticava a presença massiva de cadeiras, alegando uma “privatização” do espaço público devido à cobrança pelo uso do serviço.
Em reunião com os comerciantes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) reforçou que os kits só podem ser montados mediante solicitação de clientes. A fiscalização será mantida para garantir o cumprimento das regras e respeitar o espaço livre para os banhistas. A cidade possui um cadastro atualizado de barraqueiros regularizados, que operam conforme as normas estabelecidas.