Salvador

A VIOLÊNCIA NO CARNAVAL DE SALVADOR: CLÍNICAS NA BARRA SÃO TAPUMADAS

Medo de furtos e depredações levam proprietários a se protegerem de possíveis prejuizos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/02/2025 às 15:44
AMO da Maques de Caravelas tapumes para proteger-se contra furtos e depredações
Foto: BJÁ
     É assustadora a violência do Carnaval em Salvador e as clínicas da Barra e Ondina (já mostramos aqui até a sede do CREMEB, no Morro do Gato) são tapumadas para que não sejam depredadas e furtadas. Hoje, operários concluam a tapumagem da Clínica AMO - da Mulher - que fica na rua Marques de Caravelas, Barras, 500 metros do circuito Barra Ondina.

   A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) também entra em cena e segundo a SECOM stá finalizando a instalação de tapumes em diversos prédios e monumentos públicos de Salvador, para proteger o patrimônio histórico durante o Carnaval. A ação engloba 56 pontos em locais onde haverá folia de Momo, como o Santo Antônio Além do Carmo, Barra, Ondina e Pelourinho, e tem duração total de 15 dias, em média.

 O engenheiro responsável pela ação, Tony Novaes, explicou que o principal objetivo é preservar os imóveis históricos, especialmente em áreas com casarões que oferecem risco de queda. “Além dos monumentos e casarões, a ação também inclui escolas municipais e igrejas históricas”, disse. Dentre os locais protegidos por tapumes estão o Farol da Barra, os monumentos As Meninas do Brasil e Cruz Caída, e a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

Demais ações – Como parte das ações preventivas para o Carnaval de Salvador, a Seman também realiza a retirada de mobiliário urbano, revisão e reparos em dispositivos de drenagem e poda de árvores. O órgão pode ser acionado através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/.