A idéia de encaminhar a criança para a creche foi dada por uma médica e aprovada pela família. Para Aline, o contato de Mateus com outras crianças deve ter um resultado positivo.
DOENÇA RARA
O garoto sofre da síndrome de Bardet-Biedl, uma doença genética rara, e começou o tratamento médico no Hospital das Clínicas de Salvador, em março, para controlar o peso. Nessa época, ele pesava 25 quilos e não conseguia andar por causa do excesso de peso. Agora, está com 24 quilos, mas cresceu seis centímetros. "Ele quer fazer tudo sozinho", comemora Aline.
Mateus já teve 23 quilos, mas na semana passada voltou a pesar 24 quilos. A variação, disse a mãe, foi considerada normal pelos médicos. O fator positivo, segundo Aline, foi que Mateus cresceu de 82 centímetros para 88 centímetros de altura. Agora que está andando, a tendência é que emagreça mais. "Eu não pensei que ele fosse começar a andar tão cedo. Foi uma surpresa e uma das maiores alegrias da minha vida", contou Aline.
Desde que começou o tratamento no Hospital das Clínicas de Salvador, o menino tem de fazer seis refeições por dia - todas elas balanceadas. O garoto é acompanhado de perto pela mãe, que deixou o emprego para cuidar dele.