Agora, além das mulheres de 40, a mulherada dos 30 anos está fazendo botox
A eliminação de rugas com uso de botox deixou de ser exclusividade de mulheres com mais de 40 anos. A procura do tratamento que paralisa os músculos da face e retarda o envelhecimento por mulheres com menos dos 30 anos está em crescimento nos consultórios da capital.
"Antigamente, a gente mais indicava do que era procurado, mas agora as mulheres mais jovens chegam e pedem", diz a dermatologista Gabriela Casabona que percebe o aumento desse movimento há cerca de dois anos.
Na clínica em que ela trabalha, na Zona Sul de São Paulo, mulheres com menos de 30 anos já respondem por cerca de 30% da procura por botox. O efeito esperado é a prevenção de rugas. A maioria de suas pacientes já tem indício de linhas de expressão.
Em uma paciente considerada ideal, que se alimenta bem e evita o sol, aplicações de seis em seis meses conseguiriam retardar o surgimento de rugas por cinco anos, segundo estima a dermatologista.
HOLLYWOOD
A atriz Marina Nurre, de 27 anos, recorreu ao botox pela primeira vez aos 25 anos, embalada pelo grande uso da substância em Los Angeles, nos Estados Unidos. "Eu estava em Hollywood e todo mundo era superperfeito. Na época não era necessário (fazer a aplicação)", admite.
À época, ela queria tirar linhas de expressão da testa. "Eu não tinha rugas no rosto. Só quando socorria ou falava que a testa franzia e não me agradava", diz a atriz, que voltou neste mês a fazer aplicações para prevenir as rugas.
Daniela Viana, de 30 anos, também corrigiu linha de expressão aparente que não a agradava. "Faço muito uma marca de expressão no meio das sobrancelhas e acabo ficando com cara de brava o tempo inteiro", conta ela.
A nutricionista, que fez a primeira de suas três aplicações aos 28 anos, aprovou o resultado e aderiu de vez ao tratamento. "Não tenho porque rejuvenescer. Estou fazendo por prevenção. Quero estar com a pele lisinha. Minha intenção com o botox é algo particular, de eu me sentir bem", justifica.
Nesta faixa etária, os resultados costumam ser imperceptíveis. Segundo a arquiteta Cassiana Podval, de 30 anos, nem mesmo seu marido reparou. "As pessoas não percebem. É uma vaidade pessoal", diz ela, que eliminou "dois risquinhos verticais entre as sobrancelhas".
Animada com a descoberta, Cassiana só lamenta não ter feito aplicações antes. "Se soubesse teria começado mais cedo. A única coisa ruim é que dura pouco, em torno de quatro meses. Daí tem de reaplicar, e é caro."
O preço de uma seringa, com 1 ml da substância (mulheres jovens costumam usar menos que isso), varia em clínicas de São Paulo de R$ 900 a R$ 2,5 mil. Antes do 30 anos, recomenda-se o uso em intervalos de, pelo menos, seis meses. Segundo especialistas, o uso prolongado em mulheres mais jovens não tem contra-indicação.
‘Cara de botox'
O temor de perder as expressões do rosto é grande entre as novas adeptas do botox, toxina derivada de uma bactéria que paralisa a musculatura e impede a contração no local onde é aplicado. Os especialistas agem com cautela.
"Muitas das mulheres que procuram não são fanáticas por estética, mas têm consciência de prevenção. Procuro amenizar rugas, sem deixá-las com ‘cara de botox'", diz a dermatologista Gabriela Casabona que é contra o uso excessivo da substância.
"Fico com medo de fechar a testa toda. Acho que perde um pouco as expressões. Da última vez, coloquei um pouquinho mais, mas fiquei com receio que ficasse sem expressão", diz Cassiana Podval, que aplicou pela primeira vez aos 29 anos.
Apesar de o tratamento estar se popularizando, as jovens relatam sentir preconceito pelo uso precoce. "Meu próprio marido falou: ‘Para que você vai fazer isso?'", lembra Daniela Viana. "As pessoas criticam. Minhas amigas recriminam. Todo mundo fala: ‘Que bobagem'", diz Marina Nurre.
Temendo reações negativas, uma médica de 25 anos, que fez apenas uma aplicação, falou ao G1 sob a condição de não ter a identidade revelada. "Não que eu fale abertamente. Quando coloquei, não falei para ninguém. Tem muita gente que diz que eu sou muito nova. Se me perguntam se eu usei botox, eu digo que sim, mas não chego contando para todo mundo."