Segundo a conselheira Marinalva Nunes, uma das representantes dos servidores públicos no Conserv, o envolvimento dos beneficiários no processo de fiscalização e melhoria da qualidade dos serviços é uma antiga reivindicação dos servidores que vem sendo atendida pela atual coordenação do Planserv.
VIA INTERNET[
Hoje 45 mil usuários da assistência já estão recebendo mensalmente, via e-mail, extratos de utilização para que possam confirmar ou não a realização dos serviços médicos que estão sendo cobrados pelos prestadores.
"A intenção de todos os servidores públicos é cada vez mais atuar como parceiros do Planserv nessa tarefa de fiscalizar e melhorar a qualidade dos serviços ofertados", disse Marinalva.
O secretário da Administração e presidente do Conserv, Manoel Vitório, também ressaltou a importância do controle interno, do monitoramento e da fiscalização como fatores que têm ajudado o Planserv reduzir as despesas e melhorar o atendimento. "Na Secretaria da Administração do Estado (Saeb), há a convicção de que o equilíbrio financeiro é meio e não fim. Esse é também o pensamento da atual gestão do Planserv: buscar equilíbrio para prestar melhores serviços", afirmou Vitório.
FAZER CONTATO
A coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, acrescentou que é fundamental deixar claro para os beneficiários a conduta de bom pagador do plano. "Se o beneficiário se deparar com qualquer informação de atraso ou falta de pagamento por parte do plano em qualquer unidade da rede, ele deve entrar em contato com a Ouvidoria Especializada do Planserv através do e-mail [email protected]".
Sônia acrescenta que é importante também lembrar que o equilíbrio financeiro não foi conseguido à custa da redução da oferta de serviços: pelo contrário, houve ampliação no acesso dos beneficiários aos serviços médico-hospitalares, disponibilizados através da rede referenciada, hoje integrada por 914 unidades de saúde, entre clínicas, laboratórios e hospitais", acrescentou.
De acordo com levantamento elaborado pela coordenação-geral do plano, numa comparação entre 2006 e 2007, este último ano registrou uma quantidade de cirurgias 10,3% maior do que em 2006 e um aumento de 6,6% no número de exames no mesmo período. Outros procedimentos médicos realizados pelos beneficiários também apresentaram um crescimento de 6,7% no ano passado.
Na reunião, Sônia Carvalho registrou os novos avanços da contratualização através do credenciamento e enfatizou que, desde o último dia 12, a Comissão Permanente de Credenciamento iniciou a recepção da documentação dos prestadores de serviços interessados no credenciamento para consultas eletivas básicas em mais 24 especialidades médicas. "Os objetivos são regularizar a relação entre o plano e sua rede e ampliar a oferta de serviços para os usuários da assistência em todo o estado", disse Sônia.
Mereceram destaque na reunião do Conserv a prestação de contas do Planserv em 2007, o orçamento para 2008 e as várias ações em curso, como a implantação do programa de promoção da saúde e prevenção de doenças, a criação de um ponto de atendimento exclusivo para os beneficiários do plano, a revisão do valor pago por consultas e novos procedimentos de auditoria.