Vide
Com a chegada da Primavera, estação do ano associada ao reflorescimento da flora e da fauna que tem início nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, é preciso redobrar os cuidados com a saúde ocular.
Na nova estação, pessoas que já apresentam quadros alérgicos como bronquite, asma e rinite, podem ter associado a este diagnóstico a chamada conjuntivite primaveril.
"Nesta época, há a presença do polem no ar, o que colabora para potencializar este quadro", diz a médica oftalmologista da equipe da Oftalmoclin (Salvador/BA), Sinaide Azevedo Rocha.
Coceira ocular densa e freqüente, secreção mucosa, olhos vermelhos e inchados, lacrimejamento e ardor e desconforto na presença de luz forte são sintomas característicos do processo alérgico.
Conforme a especialista, fatores como poluição, umidade, contato com substâncias químicas, como solventes, tintas e esmaltes, também podem ser fatores de risco para a doença. Por isso, o indicado é afastar o alérgico de ambientes com mofo, substituir o uso da vassoura pelo pano de chão ao limpar a casa e retirar cortinas da residência, que podem acumular pó.
"O recomendado é que, durante a crise, o alérgico lave muito os olhos e faça uso de colírio anti-alérgico, além de lubrificar os olhos", recomenda Sinaide. Mas, antes de se medicar, é preciso que o paciente procure orientação médica, já que, além da conjuntivite alérgica, também existe o quadro infeccioso, que merece outros cuidados e tratamento diferenciado.