Saúde

SALVADOR SEDIARÁ SIMPÓSIO DE EMERGÊNCIA EM PNEUMOLOGIA

Veja como participar
| 30/09/2008 às 11:14
A freqüência das doenças alérgicas tem aumentado em todo o mundo. As teorias para explicar este aumento são diversificadas e controversas. A poluição ambiental, o sedentarismo, uso abusivos de anti-inflamatórios, falta do aleitamento materno e a obesidade estão dentre os fatores atribuídos para o surgimento dessas doenças. 

Em Salvador, 39,8% das crianças entre 6 e 7 anos são portadoras de rinite alérgica e 27% dos adolescentes entre 13 e 14 anos são portadores de asma brônquica. Essas doenças estarão sendo discutidas no Simpósio de Emergência em Pneumologia, nos dias 17 e 18 de outubro, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. A promoção é da Sociedade de Pneumologia da Bahia (SPB), sob a presidência do pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro.


A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por uma hiperresponsividade das vias aéreas, apresentando como sintomas clínicos, episódios recorrentes de falta de ar, "chiado" no peito, tosse, que ocorre habitualmente à noite. Hoje, a asma em crianças e adultos jovens ocupa o terceiro lugar como causa de internamento hospitalar e, anualmente, ocorrem cerca de 350.000 internamentos por asma no Brasil, através do SUS, com um gasto estimado em torno de 100 milhões de reais.


Os especialistas acreditam que muitos indivíduos com asma leve, não são diagnosticados, consequentemente não são tratados e mais de 90% dos pacientes tratados, estão parcialmente controlados, aumentando o risco de morbi-mortalidade. Anualmente, 2.500 portadores de asma morrem por uma doença perfeitamente previsível e tratável. 


Segundo os especialistas, a única forma de amenizar este grave problema de saúde pública é esclarecer e educar a população continuadamente a respeito da prevenção das crises e do uso de medicamentos adequados para cada caso, a fim de se obter uma melhor qualidade de vida.



As inscrições para o Simpósio  de Emergência em Pneumologia podem ser feitas na ST Eventos (Rua Baependi, 162, Ondina). Informações pelos telefones 2107-9682,  2107-9683 e 2107-9666 ou no site http://www.bahiaja.com.br/admin/