Saúde

ITAIGARA HOSPITAL DIA IMPLANTA BANCO DE DADOS DE DOADORES DE SANGUE

Vide
| 24/11/2008 às 11:26
Itaigara Memorial Hospital Dia vai trabalhar com público interno para implantar banco (F/Div)
Foto:
Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece nesta terça-feira (25), o Itaigara Memorial Hospital Dia entra na luta pela vida e implanta um Banco de Dados de Doadores de Sangue.
 
A iniciativa tem o objetivo de agilizar a identificação dos doadores para as necessidades e urgências que ocorrem nos hospitais públicos e privados de Salvador.
 
"Vamos trabalhar junto ao nosso público interno para formamos um banco robusto. Podemos ajudar muitas pessoas", disse o diretor administrativo do Itaigara Memorial, Terêncio Costa.

O trabalho consiste em cadastrar e tipificar o grupo sanguíneo dos doadores que integram a equipe do hospital. As informações ficarão sob o domínio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Itaigara Memorial, proponente da iniciativa, que fará o contato e o encaminhamento para o hospital ou banco de sangue recomendado, sempre que houver necessidades de doação.
 
"Este trabalho já começou nas dependências do hospital há dois meses. Neste período, tivemos a adesão de cerca de 30% dos funcionários. Esta será uma ação continua junto à comunidade para que possamos reforçar a luta pela vida que é travada diariamente na nossa cidade", disse Costa.

Atualmente, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os doadores de sangue representam apenas 1,8% da população. Percentual insuficiente, principalmente se levada em consideração a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que este índice por país deva atingir entre 3% e 5%. Em Salvador, a Hemoba coleta por dia cerca de 150 bolsas de sangue. Mas para atender aos hospitais da rede pública e as situações de emergência na rede privada, o ideal seria que 200 pessoas fizessem doação de sangue todos os dias.