Fortalecer o setor, contribuir com melhorias tecnológicas e zelar pela assistência médica oftalmológica. Estes são os objetivos do Núcleo de Oftalmologia da Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), que conta com 19 instituições desta especialidade.
A iniciativa pretende estabelecer um padrão de excelência e qualidade no atendimento aos pacientes de oftalmologia, e se constitui em um fórum de idéias e de deliberações. Através dos debates, o Núcleo de Oftalmologia vai promover a busca permanente pelos seus integrantes da adoção compartilhada de estratégias e procedimentos junto à classe médica, fornecedores, colaboradores, instituições representativas de classe e compradores de serviços, sempre no sentido da valorização da função de prevenir e curar as doenças.
Um dos principais papéis do grupo é buscar o equilíbrio e o benefício para os pacientes na negociação com os planos de saúde, como explica a sua coordenadora, Sonale Nunes Landim Batista. "A idéia é que a negociação se dê de forma equilibrada para os integrantes, sempre com o objetivo de preservar a qualidade dos serviços prestados. Temos certeza que desta forma estaremos contribuindo para a melhoria da assistência médica em oftalmologia da nossa capital", acrescenta. Graduada em Administração e com pós-graduação em Auditoria e Sistema de Saúde em curso, Sonale foi convidada pela Ahseb especialmente para coordenar o Núcleo de Oftalmologia.
O presidente da Associação, Dr. Marcelo Britto, destaca que os principais problemas encontrados pelos estabelecimentos que impactam na qualidade do atendimento médico em relação aos planos de saúde constituem-se no que ele denomina de GIT - Glosa, Inadimplência e Tabela. "Nossa proposta é buscar uma relação sadia com benefícios para nossos pacientes, Através de procedimentos que reduzam a glosa, a eliminação da inadimplência e uma tabela justa que contemple o que melhor a medicina pode oferecer a população", pontua.
Para isso, a troca de dados entre os participantes é uma estratégia. O Núcleo é dividido em Operacional, composto pelos gerentes que atuam no dia-a-dia nas instituições e Deliberativo, formado pelos sócios ou diretores executivos que vão definir as ações que devem ou não ser implementadas.
Os núcleos estabelecidos pela Ahseb já possuem um histórico de bons resultados. A entidade abriga hoje iniciativas com este perfil em Feira de Santana e Camaçari, onde hospitais e demais estabelecimentos afins otimizaram suas relações com os planos de saúde, com mútuo benefício. Em Salvador, já existem os Núcleos de Bioimagem e o de Atendimento Domiciliar, e, agora, o Núcleo de Oftalmologia.