Atualmente, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 200 crianças desenvolvem o diabetes a cada dia no mundo. A cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1, chegando a 440 mil crianças com menos de 14 anos acometidas pela doença em todo o mundo.
O diabetes tipo 2, que antes era característico do adulto, avança sobre os jovens, alcançando as crianças, especialmente entre minorias étnicas. O aumento de casos do diabetes tipo 2 na infância e na adolescência é decorrência da epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física. Preocupado com o o avanço da doença, o deputado estadual Gilberto Brito apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia que instituí a Política Estadual de prevenção e controle do diabetes em alunos da rede estadual de ensino.
De acordo com o projeto apresentado por Gilberto Brito, através da Política Estadual será possível detectar a doença ou evidências do quadro de possibilidade de o diabetes vir a ocorrer, visando evitar ou protelar seu aparecimento; conscientizar a comunidade escolar sobre o tema; trabalhar a adequada alimentação dos portadores de diabetes ou dos que apresentem risco de seu aparecimento; evitar ou diminuir as graves complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser portador de diabetes; articular os sistemas municipal e estadual de ensino, bem assim os Conselhos de Educação e de Alimentação Escolar; aglutinar ações e esforços tendentes a maximizar os efeitos benéficos da Política Pública e efetuar pesquisas viando ao diagnóstico precoce do diabetes em crianças e adolescentes.
O deputado Gilberto Brito acredita que a disciplina legal do tema cria espaço e meio para a discussão e a junção de esforços, notadamente da esfera pública, no âmbito privilegiado da comunidade escolar. "Tendo-se em vista os inúmeros benefícios que o programa de prevenção proporciona à saúde de crianças e adolescentes das escolas da rede pública e privada de ensino, faz-se necessária a implantação dessa política no Estado da Bahia, para que a população seja beneficiada em todos os aspectos, com a prevenção da doença e melhor qualidade de vida", ressalta o parlamentar.
O projeto de lei prevê que, para garantir que nenhuma criança ou adolescente que estude na rede estadual de ensino fique excluído dos benefícios da Política Estadual de Prevenção e Controle do Diabetes, por ocasião da matrícula os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes responderão, sob a orientação de profissionais da área de saúde, a questionário elaborado de modo a ser obtidas informações suficientes a fim de propiciar a identificação de alunos possivelmente portadores de diabetes ou que possam vir a desenvolvê-la.
Além disso, o deputado Gilberto Brito propõe que seja instituído, no âmbito das escolas públicas estaduais, o dia 14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes, como o dia do diálogo sobre diabetes. Prevê, ainda, que os calendários escolares dedicarão espaço ao diálogo sobre diabetes para a participação da comunidade escolar.