Saúde

OPINIÃO LEITORA: SÃO FÉLIX MERECE MELHOR TRATAMENTO PACIENTES CÂNCER

Vide
| 07/04/2009 às 13:58
Mensagem:

Fomos pegos de surpresa com o descredenciamento do Serviço de Oncologia do município de São Félix, o quem tem gerado danos irreparáveis para nossa população, uma vez que a assistência oncológica hoje é para 279 usuários, se pelo menos nossa população que sofre com Câncer tivesse o poder que nosso Vice-Presidente tem para ter uma assistência com a melhor equipe de oncologia do país, vá lá, se pelo menos a Saúde/SUS realmente obedecesse aos princípios básicos fundamentais de universalidade, integralidade e eqüidade.

O que estamos vivendo e assistindo na nossa amada São Félix é brutal, é perverso demais. Como mandar um paciente submeter-se a quimioterapia tão distante da sua terra já que esse tratamento já é tão sofrido e penoso para quem está vivendo?

Só o paciente que tem câncer pode dizer quão grande é o sofrimento, e quanto é penoso está em terra estranha sem acolhimento como são os serviços de saúde atualmente.

Em contrapartida ouvimos tanto falar em humanização no serviço de saúde e o que vemos é o descredenciamento do município de um serviço impar que ao longo do período que esteve em funcionamento os usuários sentiam o calor humano dos seus servidores, sem falar que a proximidade da família faz com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida principalmente por ser um momento de dor e desespero, a família funciona como um porto seguro, só quem passa pode entender.
 
Acho que todos nós seres humanos tem a obrigação de falar sobre o que está ocorrendo como forma de minimizar a dor de quem está sofrendo, conheço pessoas que sofrem de câncer e estão desestimuladas e com medo, medo de partir, medo de sofrer, medo de não conseguir mais fazer o tratamento ou até mesmo de esperar meses para conseguir atendimento nos serviços de saúde credenciados pelo Estado.

Será que estamos vivenciando esse problema por conta de divergências políticas? Era mesmo necessário discredenciar o serviço? quem irá se beneficiar com isso em detrimento do sofrimento dos usuários? 

(Dirlene Freitas, São Félix, p/email)