Amigo do empresário Chiquinho Scarpa "há 40 anos", o cirurgião vascular Roberto Tullii foi quem o levou às pressas ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para ser novamente internado no dia 20. Scarpa teve complicações após uma cirurgia de redução de estômago e passou por três operações entre 15 de abril e esta quarta-feira (29). "Ele estava se sentindo obeso. Reclamava muito", afirmou o médico.
De acordo com Tullii, os problemas do empresário, também conhecido por ser um playboy e ter vida social agitada, começaram logo após a operação. "O Chiquinho é muito ansioso. Estava se sentindo bem em casa e bebeu um litro de suco de pêssego". Segundo Tullii, foi o suficiente para provocar uma grande dilatação no estômago e um rompimento interno, o que ocasionou a infecção.
"Ele estava com o abdome excessivamente dilatado, vomitava e tinha muita dor", disse o médico, que considerou "muito grave" o quadro clínico do paciente nesta segunda internação. Apesar disso, o cirurgião demonstrou otimismo. "Está se recuperando e o quadro dele é 50% melhor".
Tullii contou que Scarpa estava com 107 kg antes da operação, realizada dia 15. "O peso ideal dele é 80 kg. Ele tem de viver o dia e não a noite. Tem de mudar esse hábito. Jantava às de madrugada, às 2h30. Não há quem não engorde".
Por meio de nota, o Hospital Sírio-Libanês informou que, um dia depois de chegar à emergência, Scarpa passou por uma cirurgia para tratar da infecção no abdome (em 21 de abril). Nesta quarta, foi submetido a uma nova operação para "limpeza da cavidade abdominal", como dizia o comunicado. O paciente está sob os cuidados da médica Paula Volpe e de sua equipe. O hospital não informou o estado clínico de Scarpa.