A gravidez de quadrigêmeos surpreendeu Iranice Coelho na 12ª semana de gestação. A gestante, de 31 anos, moradora da cidade de Juazeiro, será assistida, nos últimos momentos da gravidez, na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) referência para gestações de risco. Iranice sairá de Juazeiro com destino a Salvador numa UTI aérea contratada pela Sesab, utilizada em casos de emergência, neste sábado (9).
No hospital Regional de Juazeiro, onde dará entrada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), Iranice passará por uma avaliação antes da viagem. A equipe da maternidade, antes mesmo de receber a grávida, terá as informações do seu estado clínico.
Mãe de uma criança de 9 anos, Iranice conta que só descobriu que estava com grávida quadrigêmeos na segunda ultrassonografia, "foi uma surpresa, achei até que o médico estava brincando, pois quando estava na sétima semana o exame mostrou apenas 2 bebês", falou. A gravidez natural dos quadrigêmeos, sem a utilização de técnicas de inseminação artificial, está na 28ª semana. O pai das crianças, Geraldo Alves, informou assim que soube do risco da gestação de sua esposa buscou a ajuda do estado para um melhor atendimento, "quero o bem estar de minha companheira e de meus filhos" afirmou Geraldo.
Estatísticas encontradas em publicações especializadas mostram que este tipo de gestação ocorre 1 vez em cada 800 mil e a probabilidade de um nascimento prematuro antes de 38 semanas completas é grande. A prematuridade extrema (nascimento antes da 31ª semana) ocorre em 20,1% das gestações triplas e em 60% das quádruplas.