Saúde

DEZ MULHERES GIGANTOMASTIA SERÃO OPERADAS EM FEIRA DE SANTANA

veja
| 02/09/2010 às 11:24
Quatro mulheres com gigantomastia - crescimento excessivo dos seios - são operadas nesta quinta-feira (2) no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), e outras seis nesta sexta-feira (3), no Hospital Geral Clériston Andrade.
 
O benefício é resultado de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, a Sociedade de Cirurgia Plástica e o Núcleo Odungê. As 10 pacientes foram selecionadas em processo de triagem com participação de 300 mulheres.
 
Enquanto aguardava ansiosa na enfermaria para entrar na sala cirúrgica, Raimunda Maria de Jesus, 46 anos, afirmou está emocionada em saber que não vai mais sofrer com a dor de coluna causada pelo peso da mama.

"Desde os 16 anos meus seios são grandes e depois que tive o primeiro filho cresceram ainda mais", disse.
 
Leandra Nascimento Souza, 31 anos, disse que além da interferência na saúde, a gigantomastia interfere na auto-estima feminina. "Influencia muito. Essa cirurgia é um presente de Deus", frisou.
 
Segundo o cirurgião plástico, César Kelly Villafuerte Vélez, coordenador do grupo de médicos responsável pela triagem, "as mamas gigantes alteram a estrutura óssea e muscular do corpo".

Conforme o diretor da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, após o mutirão de cirurgia a instituição vai dar continuidade a esse tipo de atendimento. "Diante da importância da cirurgia e da necessidade de muitas mulheres verificada a partir da triagem, vamos realizar entre três e quatro cirurgias por mês", diz.

Além do cirurgião César Kelly, participam das cirurgias o cirurgião Maurício Pinto Souza, de Feira de Santana, além de médicos de Salvador e São Paulo