O médico Pascoal Marracini, que dirige a ABIFICC e presidiu o encontro elogiou tudo que viu no HAM, um hospital 100 por cento SUS, que na sua opinião é um exemplo para todas as entidades filantrópica do país.
DINIZ , Salvador |
10/04/2025 às 13:01
Homenagem no V Fórum de Oncologia
Foto: HAM
Uma visita dos participantes ao Hospital Aristides Maltez marcou o encerramento do V Fórum de Oncologia, promovido pela ABIFICC - Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer. O evento aconteceu no Hotel Deville, em Itapuã e o ponto alto do encontro foi uma homenagem ao médico Aristides Maltez Filho, ex-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer que ajudou a fundar a entidade nacional.
Na visita a médica Maria Romilda Maltez, presidente da LBCC recebeu os participantes e apresentou um breve vídeo contando a história da criação do Hospital. Em seguida todos conheceram o memorial do professor Aristides Maltez, a Oncopediatria e o serviço de radioterapia que tem o aparelho Halcyon, um dos equipamentos mais modernos do mundo,
que reduz bastante o tempo do tratamento dos pacientes.
O médico Pascoal Marracini, que dirige a ABIFICC e presidiu o encontro elogiou tudo que viu no HAM, um hospital 100 por cento SUS, que na sua opinião é um exemplo para todas as entidades filantrópica do país. Ele destacou que durante o Fórum temas importantes para a Oncologia e o SUS foram debatidos, principalmente a necessidade de se adequar o modelo de atenção, organizando as ações e serviços em rede, expandindo a oncologia a todos os níveis do sistema de saúde e reduzir a desigualdade regional no acesso a serviç ;os de oncologia.