Uso do CyberHo Magneto, laser mais avançado no tratamento da próstata aumentada
Cilene Brito , Salvador |
03/09/2025 às 11:00
Chefe do Serviço de Urologia do HUpes, Lucas Batista conduzirá o treinamento
Foto: DIV
O avanço da tecnologia aplicada à saúde será destaque no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), em Salvador, nos dias 5 e 6 de setembro. A instituição, que faz parte da Universidade Federal da Bahia e é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá um curso de capacitação médica em urologia com a utilização do CyberHo Magneto, o laser mais avançado do mundo na técnica Holep, reconhecida como a mais revolucionária no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). A programação contará com cirurgias ao vivo, beneficiando seis pacientes do SUS com atendimento de última geração.
Com o treinamento, o Hupes-UFBA se torna o primeiro hospital do Norte e Nordeste a utilizar o CyberHo Magneto, oferecendo aos pacientes atendimento com tecnologia de ponta e capacitação prática aos médicos participantes. Os pacientes selecionados para o procedimento têm entre 50 e 70 anos e apresentam quadros graves, como disfunções urinárias significativas e, em alguns casos, dependência do uso de sonda vesical. O aumento da próstata, pode causar sintomas como necessidade frequente e urgente de urinar, dificuldade para iniciar a micção, fluxo urinário fraco e interrompido, e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
Realizado pelo Serviço de Urologia do Hupes-UFBA, o curso será conduzido pelo chefe do serviço, o urologista Lucas Batista, e contará com a participação especial do médico Felipe Pugliesi, especialista em cirurgia robótica e membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Durante o treinamento, os participantes poderão acompanhar de perto a eficiência, potência e precisão do CyberHo Magneto, que vem sendo apresentado no Brasil pelo Road Show Magneto, iniciativa que percorre diferentes estados levando atualização e inovação aos especialistas.
Por ser minimamente invasiva, sem cortes e com equipamentos de alta precisão, a técnica de enucleação a laser proporciona recuperação mais rápida, internação reduzida, resultados duradouros e mínimas chances de sequelas. “O objetivo é oferecer qualidade de vida a esses homens, ao mesmo tempo em que capacitamos médicos urologistas com uma técnica segura, eficaz e minimamente invasiva”, explica Lucas Batista.
Embora a técnica Holep ainda seja pouco comum no âmbito do SUS, ela já é utilizada no Brasil desde 2016. A expectativa é que, com o aumento do número de profissionais capacitados, a tecnologia também possa ser disponibilizada no Hupes-UFBA, ampliando o acesso da população a esse tratamento de ponta. A iniciativa faz parte do calendário de capacitação do Hospital, que tem ampliado a oferta de treinamentos de alta complexidade em parceria com instituições de referência nacional e internacional, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, o ensino e cuidado de excelência.