É uma das melhores bandas fanfarras de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/07/2025 às 13:42
VAI DAR SHOW
Foto: DIV
Com 26 anos de história, a Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Banda Masp) se prepara para se apresentar em mais um ano de celebrações da Independência do Brasil na Bahia. Na segunda-feira (30), integrantes da banda se reuniram na escola municipal de mesmo nome, situada em Pirajá, para o ensaio final.
Com instrumentos de sopro e de percussão, bandeiras e estandarte, os alunos treinaram os passos e o ritmo para fazer bonito nesta terça (1º), durante a chegada do fogo simbólico ao Largo de Pirajá, e também durante o cortejo cívico do 2 de Julho, pelas ruas do Centro de Salvador, na quarta-feira (2). No repertório, canções eruditas e também da MPB e do axé music. Os ensaios ocorrem ao longo de todo o ano, de terça a sexta, a partir das 14h, e aos sábados, das 17h às 19h.
Satisfação – “Essa é uma atividade que eu exerço com gosto e, quando a gente trabalha com o que gosta, é muito satisfatório. A música é o que está no sangue, então é uma responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, uma atividade prazerosa. É um conhecimento que eu aprendi lá atrás, quando era aluno, e que hoje passo para esses adolescentes e jovens que integram a banda. E essa caminhada, graças a Deus, até hoje, tem me sustentado”, conta Marcos Ramos, sub-regente e um dos fundadores da banda.
Este ano, a Banda Masp irá desfilar com uma média de 120 integrantes. “Iniciaremos este ano no pavilhão cívico, com as bandeiras do estado. Para mim, é uma satisfação fazer esse trabalho importante na escola, ocupando as mentes dos jovens com essa atividade cultural, que envolve música e expressão corporal. O 2 de Julho é melhor que qualquer competição, é sempre um dia incrível”, afirma o regente Emerson Brito.
Desenvolvimento – Beatriz Azevedo, 14 anos, tem dois anos na Masp e revela o impacto do grupo na própria vida. “É muito bom para a minha experiência pessoal, pois eu pude conhecer várias pessoas, aprendi a tocar alguns instrumentos, como bumbo e prato, e conheci lugares novos também, porque a gente viaja bastante. Desde que eu entrei, nós já fomos para Queimadas, Cachoeira e Conceição do Coité, aqui mesmo na Bahia, nos apresentar”, relata ela, que está cursando o 9º ano na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita.
Também cursando o 9º ano na instituição, Luiz Américo Silva, 14 anos, lembra que no início teve certa resistência, mas depois que entrou se apaixonou pela banda. “É ótimo, porque desde pequeno eu sou músico e dentro da Masp eu converso sobre a música e vou aprendendo mais um pouco a cada dia. O desfile no ano passado foi muito bom, eu me diverti muito. Eu comecei aqui na percussão, hoje já toco eufônio e os meus planos é dar continuidade à carreira musical”, projeta.
Além da Masp, também vão se apresentar no desfile cívico as fanfarras das escolas municipais Barbosa Romeo (São Cristóvão), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela), Teodoro Sampaio (Santa Cruz), Helena Magalhães (Boa Vista de São Caetano), Fazenda Coutos e Palestina.