https://onerpm.link/SambadePanela.
Da Redação , Salvador |
08/09/2025 às 20:59
Samba da Panela com BFB
Foto: David Campbell
Representantes da nova geração da música baiana, a banda Filhos do Brasil — FDB, formada por João Lucas (filho de Saulo), Migga (filho de Carlinhos Brown), Pierrinho (filho de Pierre Onassis) e Raysson Lima (filho de Tonho Matéria) se uniram a Xanddy Harmonia e apresentam ao público a música “Samba de Panela” — ouça em https://onerpm.link/SambadePanela.
Composta por Raysson, Migga, Pierrinho, Arthur Ramos, Tainã e Rian, a faixa traz a sonoridade do pagodão baiano na linha do que Xanddy sempre apresentou em seu repertório, tanto à frente do Harmonia quanto em carreira solo. “É um pagodão com groove arrastado e as referências do samba de roda que Xanddy consolidou na música baiana e nesse caldeirão que é o Axé Music”, defendem os artistas sobre “Samba de Panela”, que integra o disco inédito que a banda deve lançar ainda este ano.
“Gravar com Xanndy sempre foi um sonho nosso e essa é a música perfeita para isso. Ela traz os elementos que estão muito presentes na discografia deste artista incrível da nossa música, alguém que é uma influência muito forte desde o início de nossas carreiras individuais e como grupo”, afirmam. "Samba de Panela tem uma sonoridade muito gostosa, traz um samba de roda que se torna atual e único. Poder cantar ao lado de novos talentos é bom demais, pois mostra que a nossa música baiana segue se renovando e trazendo vozes potentes para enriquecer ainda mais a nossa cultura. Os Filhos do Brasil são a pura essência da música baiana que foi passada entre gerações e a canção que gravamos juntos ficou boa demais", analisa Xanndy.
Os Filhos do Brasil — FDB, formado em 2022, chegaram em 2025 com novo nome, nova formação e outras novidades promissoras. Com um repertório fincado na Axé Music, FDB aposta na diversidade de ritmos do Brasil e em junho lançou “Jururu”, um forró composto por Saulo e Felippe Lau no período que celebra a tradição junina do Nordeste.
Sobre se assumir como FDB, o grupo define: “o nome muda, a essência permanece. A Bahia continua sendo a raiz, o ponto de partida e a alma da banda, mas é tempo de crescer, de expandir e de cantar para todo o país o que pulsa desde o berço”. O que começou como Filhos da Bahia – referência direta à origem, à cultura e às famílias musicais que deram vida ao projeto, agora evolui para um nome que traduz aonde querem chegar. Mais do que herdeiros do talento de seus pais, os integrantes são herdeiros da missão de manter o Axé Music vivo, pulsante e em constante movimento.