VIDE
AGECOM , da redação em Salvador |
23/03/2015 às 17:54
Forte de Santa Maria, no Porto da Barra
Foto: BJÁ
Numa solenidade concorrida no Palácio Thomé de Souza, com a presença do trade turístico baiano e de autoridades militares, o prefeito ACM Neto assinou hoje (23) a autorização para publicação dos editais que irão possibilitar a contratação das empresas que farão a recuperação dos fortes Santa Maria e São Diogo, na Barra. Os editais deverão ser publicados em abril, com início das obras previsto para maio e duração de seis meses. Além disso, Neto assinou protocolo de intenções entre o município e a Associação Destino Salvador visando estimular a realização de eventos na cidade e apresentou o portal oficial de turismo da primeira capital do Brasil, o Viva Salvador, que já está na rede no endereço www.vivasalvador.com.br.
"Nosso objetivo é criar condições para que os turistas visitem Salvador não apenas no verão, mas durante todo o ano. Por isso, já reformamos e abrimos equipamentos como a Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, o Espaço Cultural da Barroquinha e a Casa do Benin. É por isso que vamos recuperar os fortes, que são históricos, e equipá-los como estruturas turísticas importantes", afirmou ACM Neto.
O investimento de R$ 3,5 milhões na recuperação dos fortes de Santa Maria e São Diogo é um dos presentes reservados para os soteropolitanos em comemoração aos 466 anos de Salvador. Além de melhorias na estrutura, os fortes terão os espaços culturais permanentes. Com o fim das obras, os equipamentos abrigarão exposições do fotógrafo Pierre Verger e do artista plástico Carybé, respectivamente.
Conceito moderno - O presidente da Associação Destino Salvador, Paulo Gaudenzi, elogiou os esforços da Prefeitura para resgatar todo o potencial turístico da cidade. "É uma administração com um conceito moderno, jovem e eficiente. Esse é o mesmo contexto de nossa entidade, composta por 38 sócios, todos empresas", frisou. Ele contou que a entidade já prepara sete eventos para Salvador, sendo três para este ano e quatro em 2016. "Por isso esse protocolo de intenções é fundamental para que a gente possa aquecer nosso turismo e estimular a geração de emprego em renda em Salvador".
O portal Viva Salvador também se soma a esse objetivo na medida em que vai divulgar a cidade, com toda a programação cultural e roteiros turísticos. A ferramenta deixa soteropolitanos e turistas bem informados sobre os principais eventos disponíveis na cidade, além de dicas de lazer, hospedagem e gastronomia. A ferramenta tecnológica facilita a interação com outras mídias sociais. Uma das expectativas do portal é concentrar as principais informações da capital baiana, principalmente para sanar as dúvidas de novos visitantes.