Aconteceu nesta sexta-feira
Tasso Franco , Salvador |
28/08/2015 às 20:47
Apresentação de Fred Dantas, Renan Proença, Lucas Paulo e outros
Foto: BJÁ
O público foi pequeno na apresentação do Viver Barra nesta sexta-feira com apresentações no deck do Forte Santa Maria dos músicos Reinan Proença, Fred Dantas e Lucas Paulo, no final da tarde, e depois, por volta das 19h40min, do Quarteto Chorinho, composto por Irma Ferreira, Henrique Barreto, Reinan Proença e Lucas Paulo. Eliana Dumet, da Saltur, disse ao BJÁ que esta é a terceira apresentação da série, vai agregar umas tendidas de petiscos e "vai pegar trazendo os moradores da Barra para ouvir a boa música".
No sábado (29), no Largo do Farol, Fred Dantas retorna para uma apresentação de trombone e piano com Anderson Lacerda, às 17h30. Para os amantes das artes circenses, o Circo Picolino marca presença às 18h e, às 19h30, é a vez do teclado, bateria e voz de Paulo Santana, Roberto Aranha e Jaqueline Leal. No Porto da Barra, o Música no Ponto traz a voz e violão de Débora Luz e Jaguar Andrade, às 17h30, e a performance da Banda O Mundo, às 19h30.
O projeto Viver Barra, promovido pela Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), vai oferecer também no sábado sábado (29) e domingo (30) uma série de ações para quem gosta de pedalar. No sábado e domingo, das 9h às 17h, acontece o Circuito de Minibikes voltado para crianças, que vão poder aproveitar as laranjinhas do Bike Salvador para circular e se divertir com saúde. No domingo, os adultos terão a oportunidade de aprender sobre a arte de pedalar com o Pedal Bê-A-Bá e também a comandar as magrelas, através do projeto Pedale Seguro, com auxílio dos voluntários da Escola Bike Anjo.
O Circuito de Minibikes contará com 20 mini bicicletas próprias para crianças de três a oito anos e ficará instalada na lateral do Farol da Barra. Promovido pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) com apoio da MP3 Marketing, o circuito tem duração de 20 minutos, podendo ser renovado por igual período. As inscrições são gratuitas. Basta que o responsável apresente um documento de identificação com foto para que as crianças possam aproveitar e aprender sobre trânsito. O espaço conta com monitores e o circuito possui mini semáforo, placas de “pare” e “siga” e faixa de pedestre, como forma de trabalhar ludicamente a questão do trânsito com as crianças.
Já a Escola Bike Anjo (EBA) e o Pedal Bê-A-Bá acontecem no domingo, das 9h às 12h, sob a supervisão do ciclista Daniel Bagdeve. O esportista explica que o Bê-A-Bá se trata de um bate-papo com pessoas que não têm experiência com bicicleta. “Ensinamos como posicionar o banco, como usar a marcha, o pedal, para passar mais segurança para a pessoa andar sozinha, sair do lugar sem bambear. É o básico do básico”, afirmou Bagdeve. Durante a conversa, um oficineiro dá as instruções e outras duas pessoas conduzem as bikes, tirando dúvidas sobre a prática de pedalar.
Já a Escola Bike Anjo faz parte do projeto Pedale Seguro Salvador, uma ação conjunta com a Saltur iniciada neste mês de agosto dentro do Projeto Viver Barra. O coordenador da EBA afirma os interessados não precisam fazer inscrição: basta comparecer e participar. Crianças com mais de três anos de idade podem participar, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Desde o primeiro final de semana, 277 pessoas já passaram pelo programa, entre adultos e crianças.