Turismo

NUREMBERG: O Campo dos Zepelins local de difusão da máquina nazista

Com alguns informes da Wikipédia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/10/2015 às 10:15
Uma avenida de 40 metros fica em frente a tribuna de honra
Foto: BJÁ
  Visitando Nuremberg, uma das cidades símbolos da II Guerra Mundial na Alemanha, um dos pontos essenciais para compreender a história do Partido Nazista e ascensão de Adolfo Hitler ao poder é o Campo dos Zepelins, local onde aterrissavam esses objetos voadores a partir de 1909. A partir de 1933 a área serviu para concentrações e reunião maiores do Partido Nazi e exibições das forças militares nazistas.

   Impressiona, ainda hoje, as áreas de desfile do partido nazista (Reichsparteitagsgelände), compreendendo um conjunto de construções utilizadas pelo Partido Nazi os congressos de 1933 a 1938. Os edifícios foram projetados por Albert Speer (exceto o Salão do Congresso, planejado por Ludwig Ruff e Franz Ruff) e serviram como difusor das ideias de Adolfo Hitler e sua máquina de propaganda. 

   Neste local, para impressionar o povo alemão aconteceu a noite chamada Catedral de Luzes com holofotes luminosos mirando os céus. Hitler dava uma idéia de que a Alemanha seria imbatível dada as suas forças áreas e seu sistema de defesa.

  O Centro de Documentação do Complexo do Congresso iniciado em 1930 diante de sua dimensão nunca foi concluido e está aberto à visitação pública, algumas áreas. O edificio é imenso e tem 39 metros de altura e 250 metros de diâmetro. Seria a sede de convenções do partido.

  Estivemos na avenida de 40 metros de largura e dois quilômetros de comprimento, espécie de eixo do complexo de edifícios e uma estrada de desfiles da Wehrmacht. Estende-se desde o Salão do Congresso até o Märzfeld. A construção terminou em 1939, embora ela nunca tenha sido usada para um desfile, devido ao início da Segunda Guerra Mundial. A pavimentação foi feita com placas de granito e pós-guerra a ela foi utilizada como aeroporto pelos norte-americanos.

  O campo zeppelin está localizado a leste da cidade. Trata-se de uma tribuna com 360 metros de comprimento e um local de honra para as autoridades, onde se destava Hitler. Foi um dos primeiros trabalhos de Albert Speer para o NSDAP e foi inspirado no Altar de Pérgamo. Ao fim da guerra os norte-americanos explodiram a suástica no alto da tribuna e nos anos 70 os pilares foram removidos, o restante da estrutura esta intacta.

Albert Speer fez planos para o que seria o maior estádio do mundo, derivado do Circo Máximo de Roma e teria lugar pra 400 mil espectadores. Em 1938 as escavações começaram, mas foram interrompidas no início da guerra, em 1939. Ao fim da guerra, a parte norte das escavações acabou inundada, formando um lago chamado de "Silbersee".

Outro campo de desfiles para Wehrmacht. Suas dimensões seriam de 955 x 610 metros. A construção teve inicio em 1938 e nunca foi finalizada, as partes da obra que estavam completas foram demolidas.

Local de desfiles e reuniões. Tinha capacidade para receber mais 150.000 nazistas. Ao fim da guerra foi praticamente toda destruída, restando apenas o "Ehrenhalle" (Salão da Honra).