Torre é aberta a visitação pública e tem um restaurante (com reserva de semanas) na sua esfera
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/10/2015 às 19:14
A torre de TV de Berlim tem 365 metros de altura na Alexanderplaz
Foto: BJÁ
A cidade de Berlim aparece pela primeira vez em documentos oficiais no ano de 1244.
Com o kaiser (imperador) Frederico I, em 1701, a cidade se torna a capital do Império Prussiano.
A Iª Guerra Mundial sepulta a monarquia na Prússia e em 1918 surge a República de Weimar. Adolf Hitler, que era austríaco e herdeiro do militarismo prussiano, é nomeado chanceler em 1933.
Em 1939, com a invasão da Polônia deflagra a II Guerra Mundial e com o fim desta guerra, em 1945, Berlim e a Alemanha são dividas em duas - Oriental e Ocidental.
Surgem a República Democrática Alemã (RDA), com sede em Berlim; e a República Federal da Alemanha, com sede em Bonn.
Berlim foi dividida em quatro áreas: leste (soviética), sul (norte-americana), leste (francesa) e noroeste (britânica). Tudo isso se desmantelou com a queda do muro de Berlim em 1989, a unificação da cidade 1 ano depois e o fim das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
No decorrer dos anos 1960, época da guerra fria, os soviéticos para mostrar sua força militar e tecnológica, afirmando que o comunismo era a saída, ergueram uma monumental torre de TV na Alexanderplaz, isso em 1969, ainda hoje um dos monumentos mais majestosos de Berlim, com área de visitação na esfera numa alta de 45 andares.
Paga-se 6 euros para ter uma visão da cidade de lá e há, ainda, um restaurante que tem fila de reserva.
A torre tem 365 metros, a segunda maior da Europa, e segundo se comenta o lider da RDA, Walter Ubricht, queria uma torre tão alta quanto os dias do ano.
A torre é constituida de uma coluna de 250 metros reforçada por uma superbase de concreto e acima da esfera se situa uma haste de ferro com as cores vermelha e branca.
É o mais destacado monumento de Berlim até hoje. De quase todos os pontos da cidade é possivel ver a toda e da sua área 207 metros aberta ao público para visitação vê-se a cidade aos seus pés. Impressiona. (TF)