O Banco dos Abrolhos é palco, a cada inverno e primavera, de uma história de sucesso da conservação marinha no Brasil: o retorno das baleias-jubarte para sua temporada de reprodução. Antes ameaçadas pela caça indiscriminada e hoje protegidas, sua população brasileira vem experimentando uma notável recuperação, criando condições para a geração regional de emprego e renda ao longo da costa baiana através do Turismo de Observação de Baleias, que em 2018 foi oferecido por dez operadoras e recebeu mais de 10.000 turistas entre julho e outubro. Para concluir a Temporada de Baleias 2018, junto com as comemorações dos 30 anos de atividades do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, celebraremos a tradicional “Semana Cultural da Baleia Jubarte” de Caravelas, em sua 15a edição, entre os dias 29 e 03 de novembro.
O Projeto Baleia Jubarte iniciou suas atividades no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, região com a maior concentração conhecida de baleias do mar brasileiro, que está comemorando também seus 35 anos. Durante o evento, serão realizadas atividades de educação ambiental, esportivas e culturais, que incluem oficinas de pintura e grafitti, além do resgate da música e músicos locais com o Carimbó de Dona Flora, Ruy Galdino e Banda Bahia Odara. Em parceria com o Projeto Meros do Brasil e o Movimento Cultural Arte Manha, teremos um belo espetáculo, o “Cantos e Encantos do Mar”. O ponto alto da festa será a Baleia Elétrica, com o ícone baiano Armandinho, de Dodô e Osmar, um trio elétrico que arrasta multidões por onde passa. Teremos também a exposição de fotografiasEntre Baleias e Golfinhos, na Galeria Nau das Artes, onde será também lançado o livro Abrolhos – O Santuário Marinho, de Enrico Marcovaldi.
Segundo um dos idealizadores do evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas, Veracel, Norsul, Fibria, Projeto Meros do Brasil e Hotel Marina Porto Abrolhos, o Educador Ambiental do Projeto Baleia Jubarte Kid Aguiar, “a XV Semana Cultural representa uma oportunidade de celebração, sobretudo de nossos valores de comunidades hospitaleiras e preocupadas com seu patrimônio natural e cultural. Nela, residentes e visitantes unem-se para desfrutar de educação ambiental, arte, cultura e boa música, todos aspectos importantes em nossa luta comum pela conservação da natureza”.
Segue a programação da XV Semana Cultural da Baleia Jubarte:
PROGRAMAÇÃO
DIAS – 29 e 30 Out (segunda e terça)
09h - Oficinas de Pintura e Grafitti - Sede do Instituto Baleia Jubarte - Caravelas
31 Out e 01 Nov (quarta e quinta)
09h - Oficinas de Pintura e Grafitti - Sede do Instituto Baleia Jubarte - Caravelas
09h - Oficina Despertar da Canoagem - Prof. Carlos Fuschini - Praia do Grauçá – Barra de
Caravelas
02 Nov (sexta)
09h - Finalização e apresentação das pinturas e grafitagens - Artista Plástico Marcelo Alcântara -
Sede do Instituto Baleia Jubarte - Caravelas
09h - Competição e premiação Despertar da Canoagem - Prof. Carlos Fuschini - Praia do Grauçá –
Barra de Caravelas
A partir das 21h - Apresentações musicais na Quadra da Praça de Alimentação de Caravelas
Carimbó e percussão feminina - Dona Flora
Grupo Pererê - Arte Manha
Cantos e Encantos do Mar - Meros do Brasil
Show de Reggae - Ruy Galdino e Banda
03 de Nov (sábado)
18h - Exposição Fotográfica “Entre Baleias e Golfinhos” e lançamento do livro “Abrolhos - O
Santuário Marinho” de Enrico Marcovaldi – Galeria Nau das Artes - Caravelas
A partir das 21h - Cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Caravelas - Baleia Elétrica com
ARMANDINHO de Dodô e Osmar e Banda Bahia Odara - Encerramento da 15a Semana Cultural da Baleia Jubarte
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e TAMAR), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é administrado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em: http://www.facebook.com/projetobaleiajubarte e http://www.baleiajubarte.org.br/.