Turismo

ÚLTIMO DIA CARNAVAL: SANGALO LEVA 'VAMPIROS' E 'VAMPIRAS' PARA CENTRO

Momo chega ao final com "vampirinha" sendo do agrado popular
Tasso Franco , Salvador | 17/02/2026 às 11:49
A rainha da bambochala
Foto: Gilberto Jr
  O Carnaval de Salvador 2026 chega ao seu último dia nesta terça-feira (17), em mais uma edição marcada por diversidade musical, grandes públicos e programação democrática. A despedida da festa mantém o clima de celebração nas ruas, com destaque para o Circuito Osmar (Centro), que contará com grandes atrações apoiadas pela Prefeitura de Salvador.

Entre os trios pipoca que desfilam pelo circuito mais tradicional da festa nesta terça com o apoio da gestão municipal, estão os de Ivete Sangalo, Léo Santana e Mudei de Nome. 

As cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes também estão entre as atrações, assim como a banda Guig Ghetto, reforçando a pluralidade de ritmos e o investimento da Prefeitura para valorizar o Carnaval no Centro da cidade. 

A programação do Circuito Dodô (Barra/Ondina), por sua vez, terá artistas como Bell Marques, Claudia Leitte, Jammil e Alinne Rosa, em uma despedida vibrante do Carnaval. 

Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026. A programação completa pode ser acessada no site carnaval.salvador.ba.gov.br/ e no @salvadormeucarnaval/ no Instagram.

VISITA DE ANA PAULA

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, visitou o Centro de Controle de Operações (CCO) da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para acompanhar de perto o funcionamento do sistema de transporte público durante o Carnaval, período em que a cidade tem quase dois milhões de pessoas circulando diariamente pelos circuitos da festa.

Durante a visita, Ana Paula esteve ao lado do secretário da pasta, Pablo Souza, e do subsecretário Daniel Alves, conhecendo as tecnologias utilizadas para garantir mais eficiência, segurança e agilidade na mobilidade urbana em um dos maiores eventos populares do mundo.

O CCO da Semob opera com sistemas integrados de monitoramento em tempo real que reúnem dados instantâneos sobre o fluxo de passageiros, a circulação da frota de ônibus, linhas especiais, horários de pico e ajustes operacionais ao longo do dia e da madrugada. As informações permitem decisões rápidas, reforço de linhas estratégicas e reorganização da frota conforme a dinâmica da festa.

“Vim conferir de perto o funcionamento do Centro de Controle de Operações da Semob e acompanhar, em tempo real, o movimento da cidade, o fluxo de passageiros e a circulação dos ônibus. Esse monitoramento é fundamental para garantir que o transporte público funcione bem em um período de altíssima demanda, como o Carnaval”, destacou a vice-prefeita.