Os trabalhadores da Construção Pesada, representados pelo Sintepav Bahia, realizaram uma caminhada de lançamento da Campanha Salarial 2025 com o tema “Trabalho Decente, Justo e Equitativo”.
A marcha reuniu cerca de 1.000 trabalhadores e trabalhadoras de importantes obras em Salvador, entre elas os lotes 1 e 2 do VLT, o Consórcio Jaguaribe, obras de pavimentação asfáltica, entre outras.
"Na Bahia, somos 22 mil trabalhadores da construção pesada, estamos em mais de 200 cidades e com investimentos em todo o estado que somam mais de 20 milhões em importantes obras de Parques Eólicos, Parque Solar Fotovoltaico, terraplanagem, pavimentação, saneamento básico, estradas e rodovias, linhas de transmissão, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), rodovias, barragens, entre outras. Portanto, não podemos aceitar que o setor da infraestrutura esteja em alta, mas com os salários em baixa, porque essa conta não fecha. Queremos que os salários acompanhem o mesmo desempenho que o setor está tendo. A dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada se expressa nas condições de trabalho e nos benefícios garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)". compartilhou a liderança do Sindicato.
Entre as principais reivindicações da categoria estão:
Reposição da inflação + ganho real (totalizando 7% de reajuste salarial); Assistência médica e odontológica;
Cesta básica de R$ 600,00 na Convenção Coletiva de Trabalho; Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
Saúde e Segurança no Trabalho.