Trabalhos em plenário não foram interrompidos e a sessão aconteceu no Centro de Cultura
Tasso Franco , Salvador |
25/02/2025 às 21:42
Plenário improvisado no Centro de Cultura
Foto: Antonio Queiros
Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (25), os vereadores atuaram de forma temporária no Centro de Cultura da Casa. Diante do incêndio que aconteceu ontem no prédio histórico da Casa, os vereadores realizaram diversos pronunciamentos lamentando o ocorrido e parabenizaram o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), que, mesmo com licença médica, tomou providências para a recuperação do Paço.
Com a continuidade dos trabalhos legislativos, inclusive, com sessão ordinária um dia após o ocorrido, a Câmara Municipal de Salvador passa a mensagem de que não haverá interrupções nos trabalhos em prol da população soteropolitana. Conforme frisou a vereadora Isabela Sousa (Cidadania), “estarmos aqui hoje representa que o trabalho desta Casa pela cidade não para”.
Em seu pronunciamento, o vereador Omarzinho Gordilho (PDT) parabenizou o presidente Carlos Muniz e o primeiro vice-presidente da Câmara de Salvador, Maurício Trindade (PP), pelas “providências neste momento difícil”. Ele frisou que Muniz já está em diálogo com o prefeito Bruno Reis e o governador Jerônimo Rodrigues por apoios à recuperação do Paço.
Carlos Muniz também está fazendo articulações por emendas parlamentares junto a diversos deputados, que se colocaram à disposição para contribuir com a reforma do Paço Municipal. Omarzinho Gordilho afirmou que há uma tristeza pelo ocorrido, mas frisou que os danos foram somente materiais. E prestou sua solidariedade aos servidores da Casa.
Ainda na sessão ordinária desta segunda-feira, o vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) afirmou que está articulando com o deputado federal Bacelar (PV) uma emenda parlamentar também com esta finalidade.
Já a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) avaliou que “este é o momento de uma aliança pela recuperação do Paço”.
E Orlando Palhinha (União) disse que o incêndio ocorrido ontem foi uma fatalidade. E parabenizou também o chefe da Assistência Militar da Câmara Municipal de Salvador, Coronel Marcelo Grun, pelas providências tomadas.
O primeiro vice-presidente da Casa, Maurício Trindade (PP), agradeceu aos funcionários do Legislativo de Salvador por ações como a retirada de obras de arte de valor histórico-cultural do Salão Nobre do Paço. Com relação ao incêndio, ele frisou que “rapidamente foi sanado o problema”.
Já o vereador Cláudio Tinoco (União) frisou que devido à manutenção no Paço Municipal, “o estrago foi muito menor do que poderia ser”. Segundo ele, “graças a Deus, não houve vítimas. E também não ocorreu nenhum alarde de pânico”.