Política

SEGUNDA TURMA STF TEM 2X0 PARA RETIRAR ADOLFO DE VEZ DA PR ASSEMBLEIA

Adolfo comete erros políticos e começa a ficar isolado dentro da base governista
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/02/2025 às 15:36
Adolfo Menezes
Foto: BJÁ
    O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao placar favorável de 2x0 pelo afastamento definitivo do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, com o voto do ministro Dias Toffoli na segunda turma da Corte, eleito que foi em terceiro mandato de forma irregular.

O ministro Gilmar Mendes foi o primeiro a votar. Ele é o relator da reclamação constitucional que foi movida pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que culminou no afastamento, em decisão monocrática, de Adolfo da presidência da Alba. A Segunda turma da Corte decidirá se mantém ou não entendimento do relator da ação, ministro Gilmar Mendes. Dias Toffoli votou com o relator.

Ainda restam votar os ministros Edson Fachin, que é o presidente da segunda turma, Nunes Marques e André Mendonça e havendo mais um voto Adolfo volta a ser deputado simplesmente. No meio político diz-se que Adoilfo teria cometido dois erros seguidos: o primeiro se candidatar ao terceiro mandato sabendo que não se sustentaria no cargo e o segundo contestar o STF em matéria já julgada para outras Assembleias com a perda do cargo.

A defesa de Adolfo, inclusive, tem tentado reverter a ação, com um agravo para tentar retirar o julgamento da pauta da segunda turma e levá-lo a plenário, de maneira presencial. O julgamento virtual da liminar de Gilmar Mendes na segunda turma está previsto para terminar no final da noite desta sexta-feira, 28.